O município de Fernandópolis terá seis candidatos nas eleições deste ano, sendo três disputando vaga na Câmara dos Deputados em Brasília e três na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado São Paulo.
O atual deputado federal Fausto Pinato (PP) tentar a reeleição pela terceira vez depois depois quadruplicar sua votação nas eleições de 2018, saltando de 22.097, em sua primeira eleição (2014), para 118.684. Pinato, com base em diversas regiões do Estado, vai apoiar a reeleição de Rodrigo Garcia ao governo de São Paulo.
Na disputada pelo mesmo cargo, o empresário Gilmar Gimenes (PL) confirmou na semana passada a candidatura também a deputado federal. Em 2014 pelo PSDB, Gimenes obteve 63.884 votos, ficando suplente de deputado estadual e acabou assumindo uma cadeira na Alesp após alguns deputados vencerem eleições municipais e deixarem os cargos. Ele atuou como deputado por um período de 27 meses e tentou reeleição em 2018 sem exceto.
Gilmar desta vez disputará uma vaga à Câmara dos Deputados em Brasília, apoiando a candidatura do ex-ministro Tarcísio Freitas, ao governo de São Paulo e a reeleição de Jair Bolsonaro a presidência da República.
O terceiro candidato a deputado federal em Fernandópolis será o advogado Henri Dias (Solidariedade) que vem de uma disputada municipal em 2020 contra o atual prefeito André Pessuto.
Dias tenta pela primeira vez chegar ao posto, já que traz uma bagagem de 11.835 votos obtidos nas eleições municipais quando apoiado pela ex-prefeita Ana Bim.
Na disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa está também o empresário Renato Colombano, primeiro a dar o pontapé inicial, manifestando há meses interesse pela candidatura. Colombano está filiado ao PSD da ex-prefeita Ana Bim. Ele também vem de uma eleição municipal disputada em 2020. O partido dele vai apoiar a candidatura de Tarcísio ao governo de SP, indicando o vice.
No repeteco de 2018, o vereador Aparecido Moreira, mais conhecido como Cidinho do Paraíso, só inverteu de federal para estadual e também concorre a uma vaga na Alesp pelo PTB.
Cidinho confirmou nesta segunda-feira, dia 1, que será candidato a deputado estadual depois de idas e vindas. Nas eleições municipais de 2016, foi o vereador mais votado na história de Fernandópolis. Quando disputou ao cargo de deputado federal em 2018, obteve 5.693 votos.
Na estréia pela vida política está o então sargento PM Ricardo Pedroso. Filiado ao PL, tentará pelo município de Fernandópolis e região, conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Pedroso é velho conhecido em Fernandópolis e em alguns municípios da região, atuando como policial militar. Ele é defensor da candidatura de Tarcísio Freitas ao governo de São Paulo e da reeleição do presidente Bolsonaro.