A cidade de Fernandópolis é um dos poucos municípios da região que ainda não tem o sinal de telefonia móvel 3G instalado de nenhuma operadora.
A cobrança pela falta do investimento também foi feita pelo vereador José Carlos Zambon por meio de um requerimento ao prefeito Luiz Vilar de Siqueira.
A não instalação da tecnologia está dificultando acesso à internet via celular diferente do que acontecem nas vizinhas de cidades de Votuporanga e Jales.
O que mais revolta a grande parte da população é que Fernandópolis foi pulada está perdendo para outros municípios, ficando desatualizada em relação às novas tecnologias.
Até o deputado Julio Semeghini, que faz parte da Comissão de Tecnologia da Câmara dos Deputados, já foi cobrado sobre o descaso das operadoras, mas até agora, nada foi feito e nenhuma informação foi dada a população.
A Vivo, Claro, Tim e Oi não implantaram o sistema 3G no município, mais as lojas de celulares insistem em vender produtos oferecendo a tecnologia inexistente, desta forma o consumidor acaba adquirindo um produto que não é verdade.
A Prefeitura desconhece o problema e porque ainda não houve a instalação 3G é a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel, substituindo o 2G. É baseado na família de normas da União Internacional de Telecomunicações (UIT), no âmbito do Programa Internacional de Telecomunicações Móveis (IMT-2000).