Fernandópolis foi confirmada, entre 32 municípios do estado de São Paulo, como sede do vestibular da Fuvest, que selecionará 9.568 candidatos para a USP (Universidade de São Paulo) e 120 para o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, totalizando em 9.688 vagas. Além dessas vagas, a USP oferece outras 1.489 pelo sistema Sisu.
Os locais que receberão as provas serão definidos somente no dia 23 de novembro, cerca de uma semana antes da realização da primeira etapa, que está agendada para o dia 29 do mesmo mês.
A USP oferece 249 cursos de graduação distribuídos em oito campi no Estado de São Paulo nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo. As provas da primeira fase serão realizadas em 32 municípios do estado de São Paulo. Na região metropolitana haverá exames em Barueri (com Santana do Parnaíba), Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra e São Paulo. No interior do Estado a Fuvest aplicará provas em Barretos, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.
Na segunda fase, os candidatos convocados que se inscreveram em Barretos farão as provas em Ribeirão Preto; os de Fernandópolis deverão se deslocar até São José do Rio Preto e os de Jaú e Marília serão realocados para Bauru. A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo site, a partir de 9h. A taxa de inscrição, no valor de R$ 145,00, poderá ser paga em bancos ou pela internet, até a data-limite de 10 de setembro.
PROVAS
A primeira fase será realizada no dia 29 de novembro, domingo, com início às 13h. A prova conterá 90 questões e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês e terá algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco opções de resposta. A duração da prova será de cinco horas.
Os estudantes convocados para a segunda fase farão mais três provas de caráter analítico-expositivo. No dia 10/01/2016 (domingo) responderão dez questões de português e farão uma redação; no dia 11/01/2016 (segunda-feira) a prova constará de 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês). As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. No dia 12/01/2016 (terça-feira), a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro de cada), de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.