quinta, 21 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fernandópolis se destaca em cobertura de internet no noroeste paulista

Um novo estudo sobre a qualidade da internet no Brasil revelou que Fernandópolis ocupa a 12ª posição entre as cidades do noroeste paulista. Embora seja um bom resultado, a cidade…

Um novo estudo sobre a qualidade da internet no Brasil revelou que Fernandópolis ocupa a 12ª posição entre as cidades do noroeste paulista. Embora seja um bom resultado, a cidade ainda fica atrás de outras cidades da região, como Bálsamo e Rio Preto, que estão entre as melhores do país.

O Índice de Progresso Social (IPS) avaliou a cobertura de internet móvel 4G e 5G em mais de 5 mil municípios brasileiros. A pesquisa considerou a densidade de banda larga fixa, de telefonia móvel e a qualidade da rede.

Destaque para Bálsamo e Rio Preto

Bálsamo se destacou como a cidade com a melhor qualidade de internet na região, seguida de Nova Aliança e Rio Preto. Essas três cidades estão entre as 84 melhores do país em termos de conectividade.

Outras cidades da região

Outras cidades importantes da região, como Mirassol, Catanduva, Santa Fé, Votuporanga e Jales, também foram avaliadas. Embora tenham apresentado bons resultados, ficaram atrás de Bálsamo e Rio Preto.

Desigualdade na região

Na comarca de Fernandópolis, Guarani d’Oeste foi a cidade com a melhor qualidade de internet, seguida de Ouroeste, Macedônia, Indiaporã, Meridiano e Pedranópolis.

Comparação com outras regiões

Mesmo a cidade com a pior cobertura de internet na região, Santa Rita d’Oeste, apresenta um desempenho superior a muitos municípios das regiões Norte e Nordeste do país.

O que dizem os especialistas

Cássio Simonato, da Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação (Apeti), destaca que a região de Rio Preto precisa investir em infraestrutura para atender à crescente demanda por internet. Ele defende a criação de secretarias de tecnologia nos municípios para impulsionar o desenvolvimento digital.

Notícias relacionadas