segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fernandópolis registra primeira morte por H1N1 em 2016

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, confirmou na tarde de hoje, 18, a primeira morte por H1N1 no município este ano. Esse é o 11º caso…

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, confirmou na tarde de hoje, 18, a primeira morte por H1N1 no município este ano. Esse é o 11º caso da doença de Janeiro a Março.

O óbito ocorreu no Hospital Beneficência Portuguesa, em São José do Rio Preto, na última terça feira (15), porém, o caso só foi informado pela GVE – Grupo de Vigilância Epidemiológica de Jales a Vigilância local na tarde de hoje.

Trata se de uma mulher, de 63 anos. A vítima não chegou a ser atendida na Santa Casa de Fernandópolis, se dirigindo diretamente para o Hospital de Rio Preto onde realizou tratamento através de convênio. O exame para constatar a doença foi enviado ao Instituto Adolfo Lutz pelo próprio hospital.

Os outros dois casos divulgados nesta sexta-feira continuam internados. Um deles no Beneficência Portuguesa, inspirando cuidados, e o outro na Santa Casa de Fernandópolis, mas passa bem.

A doença

A H1N1 é uma doença respiratória aguda muito parecida com a gripe comum. É transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. No surgimento de qualquer sintoma, recomenda-se procurar o médico de confiança ou a Unidade de Saúde mais próxima.

Para evitar, faça a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel a 71%. Use lenço descartável para higiene nasal e ao tossir ou espirrar cubra nariz e boca. Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca, aglomerações e não divida objetos de uso pessoal, como toalhas de banho, talheres e copos.

Notícias relacionadas