segunda, 25 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fernandópolis registra novos casos de gripe suína

Desde o início de maio, Fernandópolis registra seis casos confirmados de H1N1, doença popularmente conhecida como “Gripe Suína”. Dentre os 29 casos notificados no município, seis apresentaram resultados positivos, 13…

Desde o início de maio, Fernandópolis registra seis casos confirmados de H1N1, doença popularmente conhecida como “Gripe Suína”.

Dentre os 29 casos notificados no município, seis apresentaram resultados positivos, 13 negativos e 10 ainda estão em análise, aguardando o resultado dos exames.

Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde, todos os pacientes tiveram material coletado, estão em tratamento e passam bem.

Na região, 04 casos suspeitos foram notificados, três em Populina e um em Ouroeste, porém, os resultados foram negativos.

Quem passar pela Santa Casa de Fernandópolis poderá notar que todos os profissionais da área da saúde, em especial os que prestam atendimento no Pronto Socorro, têm feito uso de máscaras protetoras a fim de evitar a contaminação da doença, pois a principal via de transmissão entre humanos é feita por gotículas respiratórias, como as liberadas durante a fala, tosse ou espirros.

Para evitar que novos casos da doença sejam registrados no município, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou os trabalhos de orientação sobre a H1N1 em todas as Escolas do Município de Fernandópolis (estaduais, municipais e particulares) e também nos Hotéis.

Com a proximidade do inverno e baixa nas temperaturas crescem os riscos da ocorrência das doenças respiratórias. Nos hospitais e pronto atendimentos são registrados em média 50% de aumento na demanda de pacientes com queixas relacionadas a estas doenças.

A Influenza A (comumente conhecida como Gripe Suína ou Gripe A) é uma gripe pandêmica que atualmente está acometendo a população de inúmeros países. A doença é causada pelo vírus influenza A H1N1.
Os sinais e sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta, fraqueza e eventualmente vômito e diarreia. Entretanto, diferentemente da gripe comum, ela causa complicações que podem levar à morte, se não for tratada.

Cuidados essências no Combate a Gripe Suína

1- Estímulo à higienização frequente das mãos;
2- Uso obrigatório do álcool gel a 70% nos estabelecimentos;
3- Substituição de toalhas de tecido por toalhas e lenços de papel;
4- Manter o ambiente ventilado e arejado;
5- Evitar cumprimentos com as mãos e beijos, principalmente em cerimônias com grande número de pessoas;
6- Utilizar materiais descartáveis em todas as situações possíveis nos estabelecimentos de gêneros alimentícios;
7- Aos primeiros sinais e sintomas respiratórios as pessoas deverão procurar as unidades de saúde durante o dia de segunda às sextas-feiras, à noite nas unidades do Por do Sol, CADIP e nos finais de semana no Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis.

Notícias relacionadas