Segundo avaliação técnica da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), Fernandópolis está entre os municípios paulistas com aprovação “adequada” para o destino do lixo. A nota 8,9 classificou a cidade entre as melhores do Estado em relação ao tratamento de resíduos sólidos.
Fernandópolis passou da condição de Inadequado para Adequado no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares 2007 depois de passar pelas adequações exigidas pela CETESB, com a desativação do aterro municipal e a contratação de um aterro particular, localizado em Meridiano, que irá gerenciar o lixo por 5 anos. O município produz atualmente 50 toneladas de lixo por dia.
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado apresenta desde 1997 o relatório de resíduos, mostrando os resultados do trabalho de monitoramento dos sistemas de operação de resíduos em cada município, bem como a eficácia de programas e políticas públicas do setor. No ano passado, a secretaria instituiu o Projeto Ambiental Estratégico Lixo Mínimo para orientar a gestão dos resíduos domiciliares e fomentar a reciclagem e minimização do volume do lixo, que tem como objetivo eliminar os lixões até 2010.