sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fernandópolis participa da Semana Nacional da Conciliação

O Brasil viveu esta semana um mutirão judiciário. Em todo o país, os mutirões envolveram mais de 3 mil magistrados e 20 mil servidores. A Semana Nacional da Conciliação aconteceu…

O Brasil viveu esta semana um mutirão judiciário. Em todo o país, os mutirões envolveram mais de 3 mil magistrados e 20 mil servidores. A Semana Nacional da Conciliação aconteceu em todo o país e, em Fernandópolis, foi realizada pelo Setor de Conciliação e pelo Juizado Especial Cível, instalados no Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Universidade.

O evento foi realizado através da parceria entre Unicastelo, Poder Judiciário e OAB e fez parte da programação nacional da Semana da Conciliação.

Entre segunda e sexta-feira, 85 audiências foram realizadas, a maioria discutindo ações que envolviam questões familiares, direito bancário, comercial e pequenas causas até 40 salários mínimos. “Além de ser uma forma rápida de solucionar os conflitos, a conciliação ainda envolve profissionais do Direito e os futuros profissionais, ainda estudantes que já podem ter um contato direto com a prática jurídica”, ressaltou o coordenador geral do campus Fernandópolis da Unicastelo, Amauri Piratininga Silva.

Ao todo, as 85 audiências atenderam a cerca de 170 pessoas, com cerca de 50% de acordos realizados entre as partes. “Esse tipo de ação visa desobstruir os fóruns, que já estão abarrotados de processos. A conciliação é uma saída eficaz, que é benéfica para ambas às partes e para o Poder Judiciário”, destacou a juíza Luciana Cochito, que participou da semana.

Notícias relacionadas