Na manhã desta sexta-feira, 21, cumprindo o calendário oficial de festividades comemorativas aos 82 anos de Fernandópolis, em um ato solene foi realizada a inauguração da Praça da Memória e do novo Paço Municipal.
A Praça da Memória foi construída para homenagear todas as vítimas fatais da Covid-19 em Fernandópolis, um local arborizado, ao lado do Paço, escolhido e preparado para proporcionar para acolher famílias fernandopolenses.
O novo Paço Municipal “Massanobu Rui Okuma”, que já está em atendimento oferece uma estrutura ampla que aloca diversas secretarias municipais: Gabinete, Educação, Assistência Social, Fazenda, Cultura, Desenvolvimento Sustentável, Gestão, Obras, Planejamento, Recursos Humanos, Comunicação, Justiça e Cidadania, Trânsito, Ouvidoria, Defesa Civil, Fundo Social de Solidariedade, Defesa Civil e Saúde, trazendo maior conforto à população e melhores acomodações aos colaboradores, gerando, ainda, economia com o aluguel de imóveis e combustível, entre outros fatores. Além das inovações e melhorias, o espaço também oferece um novo paisagismo, deixando a região mais bonita e agradável.
Durante o evento também foi feita uma homenagem ao saudoso Rui Okuma, que por meio de um projeto de Lei aprovado na Câmara de vereadores em 2007 deu nome à Prefeitura de Fernandópolis, que foi intitulada como “Paço Municipal Massanobu Rui Okuma”.
“Parabenizo o André que foi corajoso, mostrou determinação e conseguiu, com o apoio da Câmara de Vereadores, construir o novo Paço, um local bem estruturado, funcional, que oferece melhor atendimento à população e condições de trabalho aos servidores”, comentou o presidente da Câmara, Gustavo Pessuto”.
Em uso da palavra, o prefeito André Pessuto agradeceu o apoio de todos para a conquista do novo paço, lembrou o saudoso Rui Okuma, lembrou das vítimas da Covid e da criação da Praça da Memória. “Nossa cidade completa mais um aniversário, gostaríamos de realizar uma bonita festa para celebrar a data, mas entendemos que o momento agora é de focar nas ações de Saúde e combate a Covid-19. Hoje entregamos uma Praça que vai proporcionar momentos de reflexão e descanso para a população, bem como um local de relembrar com carinho das pessoas que nos deixaram vítimas dessa triste doença. Também inauguramos de forma oficial o novo Paço, um local que abriga diversas secretarias, um grande número de servidores, oferecendo qualidade e agilidade no atendimento aos munícipes. Muito obrigado a todos que colaboraram para que esse projeto pudesse ser concretizado com êxito”, disse Pessuto.
Ao final da solenidade foi realizada uma benção ecumênica com a presença do pastor Júlio César e do padre Natalino Araújo. A inauguração contou com a participação de vereadores, secretários da imprensa e dos representantes dos deputados federal Fausto Pinato e estaduais Itamar Borges, Analice Fernandes e Carlão Pignatari.