sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fernandópolis: Fóssil de 80 milhões de anos é destaque mundial

Um fóssil de 80 milhões de anos encontrado em Fernandópolis, próximo ao ribeirão Jagora, em 2010, é a estrela da edição de março da revista científica internacional “The Anatomical Record”,…

Um fóssil de 80 milhões de anos encontrado em Fernandópolis, próximo ao ribeirão Jagora, em 2010, é a estrela da edição de março da revista científica internacional “The Anatomical Record”, uma publicação da Sociedade Americana de Anatomia. A descoberta foi feita pelo professor fernandopolense Carlos Eduardo Maia de Oliveira (conhecido como Prof. Cadu), professor do Instituto Federal de São Paulo, Campus Votuporanga.

O fóssil

O fóssil é um exemplar de crocodilo adolescente da espécie baurussuquideo. Com idade estimada em 80 milhões de anos, é o exemplar mais completo (com exceção da cauda) de Baurusuchus pachecoi juvenil encontrado até o momento, o que o torna extremamente raro.

“Descobrir um fóssil de vertebrado bem preservado é raro, mas descobrir um fóssil deste tipo praticamente completo, com todos os ossos, dentes e demais estruturas, é raríssimo”, disse o professor Cadu.

Importância da descoberta

A descoberta é importante por vários motivos:

É o exemplar mais completo de Baurusuchus pachecoi juvenil já encontrado;
Permite um melhor entendimento da anatomia e do desenvolvimento dessa espécie;
Ajuda a esclarecer a relação entre diferentes espécies de crocodilos pré-históricos;
Destaca a importância da região de Fernandópolis para a paleontologia brasileira.

Reconhecimento internacional

A importância da descoberta foi reconhecida pela revista “The Anatomical Record”, que publicou o artigo na capa da edição de março. A imagem do crânio do crocodilo fóssil também foi destaque na capa da revista.

Outros impactos da descoberta

A descoberta também teve outros impactos:

A espécie Gondwanasuchus scabrosus foi considerada sinônimo de Baurusuchus pachecoi;
O nome de Fernandópolis foi destacado em um mapa na revista, mostrando a localização do município;
A pesquisa foi realizada por uma equipe de cientistas brasileiros, o que demonstra a competência da pesquisa científica brasileira.

Significado para Fernandópolis

A descoberta do fóssil e a sua publicação em uma revista científica internacional são um motivo de orgulho para Fernandópolis. A cidade é um importante sítio paleontológico e a pesquisa do professor Cadu contribui para o conhecimento da história da região.

Artigo científico

O artigo científico intitulado “A juvenile Baurusuchus pachecoi (Crocodyliformes, Baurusuchidae) from the Upper Cretaceous of Brazil: New insights into the ontogeny and evolution of baurusuchids” foi publicado na revista “The Anatomical Record”. O artigo foi escrito por Carlos Eduardo Maia de Oliveira, Daniel Martins dos Santos, Joyce Celerino de Carvalho, Marco Brandalise de Andrade e Rodrigo Miloni Santuccid.

Sobre a revista “The Anatomical Record”

A revista científica “The Anatomical Record”, fundada em 1906, é uma publicação que dá ênfase a novas descobertas nos aspectos morfológicos da biologia molecular, celular, de desenvolvimento, evolutiva e de sistemas, acolhendo pesquisas de ponta e artigos de revisão sobre os seguintes tópicos e métodos:

Anatomia molecular e celular
Biologia do desenvolvimento
Evolução da anatomia
Morfologia funcional
Neuroanatomia
Paleontologia
Anatomia radiológica

Notícias relacionadas