


Fernandópolis registrou um desempenho negativo na geração de empregos com carteira assinada em maio. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram o fechamento de 76 postos de trabalho no mês. Esse resultado é fruto de 694 contratações e 770 demissões. Em maio de 2024, o Caged havia apontado um fechamento de 100 vagas na cidade.

O número de maio indica uma desaceleração na criação de novos empregos formais, especialmente após o bom desempenho de abril, quando 234 vagas foram abertas.
Saldo Anual e Destaque por Setor
Ao longo do ano, Fernandópolis teve saldos negativos em janeiro (-3), março (-58) e maio (-76). No entanto, os meses de fevereiro e abril apresentaram um saldo positivo, com a abertura de 457 empregos.
Considerando o acumulado do ano, o saldo entre admissões e demissões ainda é positivo, com 320 novas vagas com carteira assinada criadas. O total de trabalhadores contratados formalmente em maio alcançou 17.677.
Entre os setores da economia, o comércio (+42) e a construção civil (+5) registraram desempenho positivo em maio, contratando mais do que demitindo. Já os setores de serviços (-54), indústria (-55) e agro (-14) fecharam o mês no vermelho, com mais demissões do que contratações.
