terça-feira, 17 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fernandópolis é única de grande porte na região sem mortes por dengue

A dengue continua a ser um grande problema de saúde pública na região, mesmo com o fim do período chuvoso. O número de casos e mortes pela doença segue em…

A dengue continua a ser um grande problema de saúde pública na região, mesmo com o fim do período chuvoso. O número de casos e mortes pela doença segue em ascensão, preocupando as autoridades e a população.

Números alarmantes

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o total de casos de dengue na região já ultrapassou a marca de 70 mil, com 76 óbitos confirmados. Votuporanga lidera o ranking de mortes, seguida por Catanduva e Rio Preto.

Aedes aegypti resistente

O que mais chama a atenção é o fato de que a dengue continua se espalhando mesmo com a redução das chuvas. Isso se deve à presença de focos do mosquito Aedes aegypti em locais como vasos de plantas, pneus velhos e outros recipientes que acumulam água parada, mesmo em pequenas quantidades.

Fernandópolis: um caso à parte

Fernandópolis é a única cidade de grande porte da região que ainda não registrou mortes por dengue. No entanto, o número de casos continua aumentando significativamente, com mais de 1.500 casos confirmados.

O que fazer?

A prevenção continua sendo a melhor forma de combater a dengue. É fundamental eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito, como:

Vasos de plantas: troque a água e lave bem os recipientes ao menos uma vez por semana.
Pneus velhos: guarde-os em locais cobertos ou elimine-os de forma correta.
Garrafas e latas: descarte-os em lixeiras com tampa.
Calhas e ralos: mantenha-os sempre limpos.

Notícias relacionadas