sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fernandópolis cumpre diretrizes e conquista selo ambiental Verde e Azul

Com 92,63 pontos, Fernandópolis recebeu nessa terça-feira, dia 1, o certificado de Município Verde Azul. O certificado é concedido pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e…

Com 92,63 pontos, Fernandópolis recebeu nessa terça-feira, dia 1, o certificado de Município Verde Azul. O certificado é concedido pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e indica que o município avançou nas diretrizes estabelecidas pelo programa para os 645 municípios paulistas. No anúncio do ranking ambiental, Fernandópolis foi a 16ª colocada.

A notícia foi recebida com festa pelo prefeito Luiz Vilar e pelo diretor do Meio Ambiente, Ângelo Veiga que reuniu nesta quinta-feira, 3, a equipe da diretoria e os representantes dos Meios de Comunicação de Fernandópolis para falar sobre a conquista.

“Estamos muito felizes com essa conquista, pois significa que estamos acertando nas políticas ambientais implantadas em Fernandópolis. É uma alegria muito grande morar em uma cidade reconhecida por cuidar do meio ambiente”, comemorou o prefeito.

Durante a coletiva o prefeito também enalteceu o trabalho da Diretoria do Meio Ambiente. “Fernandópolis avançou muitos pontos se comparada com a nota obtida no ano passado. Isso é resultado do trabalho de toda uma equipe, com a atuação fundamental da Diretoria do Meio Ambiente e das demais como da Educação, Agricultura e Serviços Públicos”, destacou.

“Estamos fazendo a nossa parte reflorestando, cuidando do aterro sanitário e dos depósitos de entulhos. Também reestruturamos a diretoria do Meio Ambiente, instituímos a Educação Ambiental a partir do Programa Criança Ecológica, além das 12 mil mudas de árvores plantadas pela cidade e a recuperação de matas ciliares. Portanto, Fernandópolis merecia receber o Selo Verde Azul”, enfatizou o diretor do Meio Ambiente, Ângelo Veiga.

Com a colocação no ranking o município passa a ter preferência na liberação de recursos para projetos do setor.

“O importante daqui para frente é a conscientização da população em colaborar e não jogar lixo em locais impróprios, ajudando no processo de preservação. Nosso objetivo é já para o ano que vem uma colocação ainda melhor. Com esse propósito promoveremos ações como a implantação de uma usina de reciclagem de entulhos, da usina de biodisel, coleta seletiva, arborização urbana, além de intensificar, nas escolas, a educação ambiental”, finalizou o prefeito Luiz Vilar.

Uma outra novidade para 2010 é a possibilidade de se implantar o “Disque Arvore”, um sistema pioneiro de atendimento domiciliar, onde o morador liga e solicita a diretoria do Meio Ambiente o plantio de árvores ou plantas disponíveis no Viveiro de Mudas.

Fernandópolis salta 74 posições e conquista selo ambiental Verde e Azul

No ranking do Selo Verde Azul de 2008, o município tinha conquistado 64,77 pontos e ficado em 90º lugar. Este ano, Fernandópolis saltou 74 posições no ranking ambiental.

O “Município Verde Azul” é um projeto ambiental inovador lançado em 2007 pelo governo de São Paulo. O objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

A gestão ambiental compartilhada cria uma responsabilidade mútua, exigindo o desenvolvimento de competência gerencial nos municípios. Ao Estado cabe prestar colaboração técnica e treinamento às equipes locais.

A adesão dos municípios ao Protocolo Verde é voluntária. Seu endosso resulta no comprometimento com uma agenda de 10 diretivas ambientais.

Notícias relacionadas