Fernandópolis vai sediar um dos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) a partir de 2011. A notícia foi dada nessa segunda-feira, 22, na Diretoria Municipal da Educação, com a visita da representante do Ministério da Educação (MEC) Iara Bernardes e do vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Adinan Ortolan. “Fernandópolis pode comemorar, pois foi escolhida para sediar um dos pólos da UAB, que oferecerá cursos de graduação e pós-graduação semelhante ao de uma universidade pública. As pessoas terão oportunidade de ter um ensino de qualidade sem precisar sair de sua cidade”, explicou vice-presidente Undime, Adinan Ortolan.
A representante do MEC Iara Bernardes também anunciou a conquista de um laboratório com 36 computadores de última geração e uma biblioteca, que serão implantados na Diretoria de Educação em 2011. A diretora da Educação Municipal Darci Marin comemorou as conquistas com os professores e os vereadores Cândida de Jesus Nogueira, Creuza Nossa, Maiza Rio, Neide Garcia e Rogério Pereira da Silva (Chamel), que estavam presentes na Diretoria da Educação. “É uma grande conquista para Fernandópolis, pois teremos ensino superior de qualidade, gratuito, sem sair do nosso município. Essa conquista se une a outra, que é a aquisição de dois laboratórios de informáticas, que serão implantados da Diretoria da Educação. O ano que vem contaremos com três laboratórios de informática”, comemorou a diretora da Educação Municipal, Darci Marin.
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância.
A Universidade atende o público em geral, mas a prioridade é dos professores que atuam na educação básica de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. O Sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior. Essa articulação estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em certo município ou certa microrregião por meio dos pólos de apoio presencial.
Cursos ofertados no link http://www.fernandopolis.sp.gov.br/Portal/Noticias.asp?ID=2320