

A cidade de Fernandópolis revive neste domingo (25) uma de suas tradições mais antigas com a realização da Festa de São Sebastião. O evento, que chega à sua 60ª edição, é organizado pela Paróquia Santa Rita de Cássia e já se consolidou como um importante patrimônio religioso e cultural do município. De acordo com o padre Natalino Araújo, a celebração vai além da paróquia e pertence a toda a população, sendo um momento de resgate da fé e da religiosidade local.

A programação religiosa começa às 8h30 com uma missa na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia. Logo após, ocorre a esperada procissão de cavaleiros, que atrai devotos e moradores de toda a região. Neste ano, o percurso terá início no bairro Aparecida e seguirá pela Rua Bahia até o recinto da Expo, que volta a ser o palco principal da festa. No local, os participantes poderão acompanhar a bênção dos animais e a tradicional entrega do sal bento, ato simbólico de proteção ao rebanho.
Além das atividades religiosas, o evento conta com uma programação festiva e beneficente a partir das 11h. O almoço será servido no Centro Pastoral da Aparecida e os convites podem ser adquiridos na portaria por R$ 35, sendo que crianças de 7 a 12 anos pagam meia-entrada. Durante a refeição, haverá leilões de prendas variadas. A organização espera receber mais de duas mil pessoas, contando com o apoio de dezenas de voluntários que trabalham desde o início da semana na preparação dos alimentos.
A festa também conta com um leilão principal de gado e outras doações no Tatersal do recinto da Expo, oferecendo mais conforto aos compradores. A renda obtida é essencial para manter as atividades paroquiais e realizar melhorias, como a nova pintura da Igreja Matriz. O retorno da festa ao recinto da Expo foi viabilizado com o apoio da prefeitura e do Sindicato Rural, reforçando a união entre os setores público e privado para a manutenção de um evento que movimenta a economia e a cultura de Fernandópolis.









