sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fernandópolis aparece no relatório da Cetesb sobre contaminação de solo

Um total de 44 áreas localizadas em 18 municípios das regiões de Rio Preto e Barretos estão contaminadas por combustíveis e produtos químicos, segundo informações de um relatório da Companhia…

Um total de 44 áreas localizadas em 18 municípios das regiões de Rio Preto e Barretos estão contaminadas por combustíveis e produtos químicos, segundo informações de um relatório da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

Entre os principais poluidores do estudo divulgado anteontem estão combustíveis líquidos, metais, solventes aromáticos e hidrocarboneto poliaromáticos, que oferecem grandes riscos à saúde. Caso sejam ingeridas ou inaladas, essas substâncias podem causar complicações diversas, tais como dermatites, infecções, alterações genéticas em fetos, além de modificações nas células de pessoas adultas, o que pode desencadear tumores e cânceres.

Do total de estabelecimentos relacionados, 80% são postos de combustíveis ou distribuidoras de derivados de petróleo. O restante engloba curtumes e comércio de produtos agrícolas.

Segundo dados do Centro de Monitoramento e Pesquisa de Qualidade de Combustíveis, Petróleo e Derivados, da Unesp de Araraquara, quanto mais antiga a contaminação, mais ela penetra no solo e pode contaminar o lençol freático, podendo até alcançar os aquíferos subterrâneos, cuja água abastece as cidades ou poços particulares.

Em Fernandópolis as áreas contaminadas são:

>> Couroquímica Couros e Acabamentos Ltda
– Fonte de contaminação = descarte disposição
– Contaminantes = metais, outros inorgânicos

>> Gonçalves Costa e Cia Ltda
– Fonte de contaminação = armazenagem
– Contaminantes = combustíveis líquidos, solventes aromáticos, PAHs

Notícias relacionadas