segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fernandopolenses sofrem com aumento de casos de conjuntivite

Passados pouco mais de 15 dias desde o início deste ano de 2015, Fernandópolis já apresenta nove casos de cojuntivite, 350% a mais em relação ao mesmo período de 2014….

Passados pouco mais de 15 dias desde o início deste ano de 2015, Fernandópolis já apresenta nove casos de cojuntivite, 350% a mais em relação ao mesmo período de 2014.

O motivo seria a baixa umidade relativa do ar, que chegou a atingir menos de 30% nos últimos dias. Durante todo o ano de 2014, 634 pessoas foram infectadas com o vírus, números superiores a 2013, quando 608 casos foram confirmados no município.

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, a conjuntivite ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. A conjuntivite pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois.

Pode ser causada, também, por vírus e bactérias. Nestes casos, a conjuntivite é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.

Sintomas:

-Olhos vermelhos e lacrimejantes
-Pálpebras inchadas
-Sensação de areia ou de ciscos nos olhos
-Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana)
-Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral)
-Coceira
-Fotofobia (dor ao olhar para a luz)
-Visão borrada
-Pálpebras grudadas quando a pessoa acorda

O tratamento da conjuntivite é determinado pelo agente causador da doença. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Já o tratamento da conjuntivite bacteriana inclui a indicação de colírios antibióticos, que devem ser prescritos por um médico, pois alguns colírios são altamente contra-indicados, porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.

Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da conjuntivite . Qualquer que seja o caso, porém, é fundamental lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nos postos de saúde.

Notícias relacionadas