segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fernandopolenses de 40 a 69 anos são convocadas para mamografia

Mulheres de 40 a 69 anos estão sendo convocadas pela Unidade de Prevenção “Giulia Faria”, do Hospital do Câncer de Fernandópolis, para realizarem o agendamento do exame de mamografia, como…

Mulheres de 40 a 69 anos estão sendo convocadas pela Unidade de Prevenção “Giulia Faria”, do Hospital do Câncer de Fernandópolis, para realizarem o agendamento do exame de mamografia, como forma de prevenção ao câncer de mame.

Para realizar o agendamento, as pacientes devem ligar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no telefone (17) 3465-5560 ou pelo WhatsApp, pelo (17) 98139-0400.

Mulheres de 40 a 49 anos devem fazer o exame anualmente, enquanto as que possuem de 50 até 69 anos, o exame deve ser realizado a cada dois anos.

MAMOGRAFIA

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações.

Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação. O estudo Swedish Two-County Trial of mammographic screening, feito com 133.065 mulheres durante quase três décadas, mostrou que a mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes do câncer de mama.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.

Esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A proporção em homens e mulheres é de 1:100 – ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

Notícias relacionadas