Na primeira participação, o artista fernandopolense José Ângelo, o Zezão da Dip Painéis, especialista em esculturas em frutas e legumes, conquistou medalha de bronze no 5º Campeonato Nacional de Escultura em Melancia, realizado esta semana em São Paulo, no Palácio das Convenções Anhembi, durante a 6ª Fistur – Feira Internacional de Produtos, Serviços e Sustentabilidade para Gastronomia, Hotelaria e Turismo.
O evento reuniu escultores em frutas e legumes de todo o Brasil. José Ângelo foi o único da região a participar do evento. “Lá estavam as feras nesse tipo de trabalho e eu no meio. Foi muita emoção”, contou Zezão ao exibir a medalha que conquistou no primeiro evento oficial que participou. Antes ele fazia esculturas para decoração de festas em Fernandópolis.
Ele participou na categoria profissional e a prova consistia em esculpir uma melancia ao vivo em três horas e mais 30 minutos para compor a mesa para o julgamento. O tema do trabalho era desenho infantil. “Escolhi esculpir a Magali, da revista da Mônica, saindo da melancia e comendo um pedaço da fruta”, explicou o artista. Além da escultura, Zezão usou tinta comestível para pintar a Magali. Compondo a mesa, ele esculpiu um “trenzinho” levando pedaços de melancia para Magali. “Aproveitei para prestar uma homenagem ao Dia do Ferroviário, comemorado no dia do evento, 30 de setembro”, citou.
Como já havia relatado ao jornal Tá Na Mão, Zezão aprendeu esculpir em frutas e legumes vendo na internet. “Nunca tinha visto uma escultura ao vivo. Conhecia esse tipo de trabalho pela internet. Fui ver essas esculturas agora neste campeonato em São Paulo. Quando caiu a ficha, eu no meio dessas feras me perguntei: O que estou fazendo no meio desse povo? Receber a medalha então foi uma grande emoção”, relatou.
“Fiquei impressionado com a organização e atenção dada aos participantes do campeonato. Parabéns chef Charlie Carving e todos que estiveram envolvidos neste evento, já estou com saudades”, escreveu Zezão em sua página no facebook.
A campeã, medalha de ouro no campeonato, Marta Torres, postou no facebook. “Maravilhosas artes foram expostas com o tema: Desenhos e filmes infantis. Foi muito prazeroso participar, aprender mais, admirar as composições e rever amigos profissionais da área”.
Dos amigos recebeu inúmeras mensagens pela conquista. Wagner Leite Moraes escreveu: “Na primeira participação, completamente autodidata, caiu de paraquedas na competição e ainda leva medalha de bronze. Você é show! Ainda vou ter o privilégio de te ver recebendo a medalha de ouro”.
Jornal Tá Na Mão