sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fernandopolense é destaque na mídia naciona

Esta semana o fernandopolense Edmar de Oliveira foi notícia na mídia nacional com a veiculação de um vídeo de sua Lan House – a Virtual Play – nos sites da…

Esta semana o fernandopolense Edmar de Oliveira foi notícia na mídia nacional com a veiculação de um vídeo de sua Lan House – a Virtual Play – nos sites da globo.com e do programa Fantástico da Rede Globo, que aborda o tema sobre a importância das Lan Houses nas periferias das cidades em todo o país.

O que chamou a atenção da equipe da Central da Periferia, comandada pela apresentadora Regina Casé da Rede Globo, foi o fato de não ser um simples vídeo, falando de sua Lan House ou a importância que ela tem na comunidade, mas também a criatividade e a ousadia de criar um personagem que pudesse orientar as crianças que navegam pela internet e levar essa mensagem de uma forma especial, contado-as através de uma linguagem lúdica, em revistinhas de histórias em quadrinhos, distribuindo-as para todo o país.

E foi assim que “Ed”, apelido dado á ele por seus clientes e amigos, criou o personagem, convidou um amigo, José Paschoal da Silva, para desenhar o resto da turma e a criar as revistinhas de histórias em quadrinhos deste personagem, que nasceu dentro de sua Lan House e leva uma mensagem orientadora ás crianças que trabalham com as ferramentas do micro-computador e iniciam seus conhecimentos virtuais no mundo da internet – “Observei que as crianças queriam navegar e aprender usar a internet e não tinha ninguém para orientá-las. Assim tive a idéia de usar o desenho, que ficava dentro da logomarca da Lan, para representar um personagem que pudesse ajudar, não só as crianças, mas também pessoas de idade que agora estão tendo a oportunidade de usufruir das ferramentas da tecnologia.” – relatou Ed.

Com o sucesso do personagem, Ed abriu sua própria editora, que funciona no fundo de uma de suas Lan Houses. Hoje o site do personagem é visitado por internautas de todo o Brasil, também dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, que oferece aos visitantes dicas de informática, navegação na internet, fotos de eventos que participam e jogos que são específicos para crianças – “Virtualzinho deu certo porque é um personagem educativo, tem a missão de orientar e direcionar as crianças, jovens e adultos para uma boa e segura navegação pelo maior meio de comunicação: a internet. Além disso Virtualzinho é divertido, inteligente e fera no computador. Toda criança quer ser assim”. – frisou Ed comentando ainda que as crianças começam a usufruir da tecnologia, do computador e da internet já a partir dos três anos de idade, e isso contribui para a evolução e desenvolvimento da criança, ativando a coordenação motora ao usar o mouse, olhando na tela do micro.

O que também chamou a atenção da equipe da Globo foi um projeto que Ed desenvolveu e vem apresentando nas escolas de ensino público, em cidades da região.

O “Projeto Navegar na Internet com Virtualzinho e sua Turma” é introduzido em salas de aulas nas escolas através das revistinhas de historinhas em quadrinhos, uma cartilha que orienta pais e professores sobre as realidades e possibilidades do mundo virtual, a visita dos “personagens Vivos” em laboratórios de informática nas escolas e orientações e dicas que Ed passa pessoalmente aos alunos – “Aqui em nossa região quatro cidades aderiram ao projeto, que está contribuindo para a educação e prevenção de crimes que acontecem pela rede, envolvendo principalmente crianças e jovens. As crianças ficam atentas à nossa palestra, que é transmitida dentro da linguagem infantil, possibilitando compreensão de crianças a partir de 3 anos de idade”. finalizou Ed

Para quem quiser conhecer um pouco mais de todo o trabalho que sendo desenvolvido por este fernandopolense é só acessar o site do personagem internauta: www.virtualzinho.com.br

Notícias relacionadas