sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fernandopolense assume cargo de diretor-geral do IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza nesta terça-feira, 17, a solenidade de transmissão de cargo de diretor-geral do Campus Três Lagoas. O evento será às 19h…

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza nesta terça-feira, 17, a solenidade de transmissão de cargo de diretor-geral do Campus Três Lagoas. O evento será às 19h na sede do campus – Rua Antônio Estevão Leal, 790, Jardim das Paineiras – e contará com a presença do reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak.
Eleito pela comunidade acadêmica no mês passado, o professor Ápio Carnielo e Silva irá receber o cargo do professor Marcio Teixeira Oliveira, dirigente pro tempore que esteve à frente do campus a partir de 2015.Ápio foi formalmente empossado no cargo no último dia 29, em cerimônia realizada pelo Conselho Superior do IFMS, em Campo Grande. A portaria de nomeação foi publicada no mesmo dia, no Diário Oficial da União.O mandato do novo diretor terá duração coincidente ao restante do mandato do reitor do IFMS, até 2019.

Diretor – Ápio é natural de Fernandópolis (SP) e ingressou no IFMS em 2010, como professor na área de Informática, subárea de Redes e Manutenção de Computadores. Antes disso, foi professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, de São Paulo.É mestre em Engenharia Elétrica, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), especialista em Gestão de Banco de Dados IBM e em Tecnologia da Informação, ambos pela Fundação Educacional de Fernandópolis.Ápio é Engenheiro da Computação formado pelo Centro Universitário de Votuporanga (SP). Ele também cursou a especialização em Programa Especial de Formação Pedagógica, pela Fundação de Apoio à Tecnologia, em São José do Rio Preto (SP).Candidato único, recebeu 28,66% dos votos, que totalizaram 143, sendo 15 de técnicos-administrativos, nove de docentes e 119 de estudantes. Registraram-se 11 votos brancos e 56 nulos. O índice de abstenção somou 41,80%.

Campus Três Lagoas – Em funcionamento desde 2011, o campus oferece cursos técnicos integrados em Eletrotécnica e Informática, cursos subsequentes presenciais e a distância, além de cursos de qualificação profissional.
No ensino superior, são ofertados os cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Sistemas para Internet e a pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica.De acordo com dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), o campus possui 894 estudantes matriculados. Além de Três Lagoas, a população de outros dez municípios da região do Bolsão é atendida pela unidade por meio da educação a distância.Na área de pesquisa aplicada e inovação, estudantes e professores do IFMS em Três Lagoas já desenvolveram 72 projetos de pesquisa desde 2012, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica.

IFMS – Com campi em dez municípios, o IFMS tem cerca de oito mil estudantes matriculados na educação profissional e tecnológica em cursos técnicos de nível médio e superiores, na pós-graduação e em cursos de qualificação profissional.
A oferta contempla as áreas de recursos naturais, ambiente e saúde, infraestrutura, informação e comunicação, produção alimentícia e controle e processos industriais.
Além disso, o IFMS atende pela educação a distância, por meio do Programa Rede e-Tec Brasil, a população de 14 municípios onde não há campus. São sete cursos, com duração média de um ano e meio, oferecidos em parceria com as prefeituras municipais.Na área da pesquisa, são mais de 560 projetos desenvolvidos desde 2012, que são destaque em feiras regionais e nacionais. A instituição também fomenta a iniciação científica em escolas particulares e públicas. São 900 trabalhos de estudantes de ensino fundamental e médio apresentados nas Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS até hoje.

JORNAL DIA DIA

Notícias relacionadas