segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Férias: acidentes com animais peçonhentos aumentam 30%

Trinta por cento dos acidentes com animais peçonhentos ocorrem no início do ano. É o que alerta a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo. Os riscos de mordidas de…

Trinta por cento dos acidentes com animais peçonhentos ocorrem no início do ano.

É o que alerta a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo. Os riscos de mordidas de cobras, picadas de aranhas e escorpiões e acidentes com taturanas são maiores durante as férias, de acordo com a pasta.

Nesse período as ocorrências totalizam 30% de todas as registradas durante o ano no Estado. Das onze mil quinhentas e oito notificações em 2008 no território paulista, quase a metade foi provocada por picada de escorpião.

Por isso, os cuidados precisam ser redobrados, principalmente para quem viaja a lazer para áreas de mata. Em casos de acidentes com cobras, a secretaria avisa que é preciso lavar o local com bastante água e sabão e procurar o pronto-socorro mais próximo.
Em ferroada de escorpião, colocar sobre a ferida compressas de água morna, até chegar ao médico. Para picadas de aranhas e queimaduras de taturanas a orientação é não mexer no ferimento.

Notícias relacionadas