O mais recente boletim de balneabilidade da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), divulgado nessa quinta-feira (28/12), indica que o litoral paulista tem 22 praias impróprias para banho. A maioria delas está no litoral norte.
De acordo com a Cetesb, as condições do tempo são capazes de afetar a balneabilidade de uma praia. Se chove muito, por exemplo, a água do mar pode se tornar inadequada.
“Não se pode deixar de considerar os efeitos das chuvas volumosas que, temporariamente, se sobrepõem aos efeitos da melhoria na infraestrutura de saneamento, podendo prejudicar consideravelmente a qualidade da água do mar”, afirma Claudia Lamparelli, gerente do setor de Águas Litorâneas da companhia.
A dica para os turistas, segundo ela, é evitar o banho de mar nas primeiras 24 horas após chuvas intensas. Além disso, é importante procurar, nas praias monitoradas, locais onde a bandeira de sinalização da Cetesb esteja com a cor verde.
Veja, a seguir, quais são as praias consideradas impróprias para banho no feriadão do Ano Novo.
Baixada Santista e litoral sul (8)
Guarujá
Perequê (foto em destaque)
São Vicente
Praia da Divisa
Gonzaguinha
Prainha
Praia Grande
Vila Tupy
Maracanã
Real
Jardim Solemar
Litoral norte (14)
Caraguatatuba
Tabatinga (250 m do Rio Tabatinga)
Indaiá
São Sebastião
São Francisco
Pontal da Cruz
Boiçucanga
Ilhabela
Itaquanduba
Itaguaçu
Ilha das Cabras
Ubatuba
Rio Itamambuca
Itaguá (Avenida Leovegildo, 240)
Itaguá (Avenida Leovegildo, 1.724)
Santa Rita
Perequê-Mirim
Dura
A boa notícia, segundo a Cetesb, é que a maior parte das praias de São Paulo, num total de 153 pontos monitorados, foi considerada própria para banho.