A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abre nesta terça-feira (12/09), das 16 às 22 horas, a feira livre no Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Bottura”, no Jardim Alvorada. Durante a feira, está confirmada também a realização do projeto “Alface e Cultura”, da Secretaria da Educação e Cultura, com a apresentação da Corporação Musical Zequinha de Abreu, às 20 horas, e dos objetos confeccionados pelos alunos do Clube da Turma.
No total serão cerca de 40 barracas para comercialização de frutas, verduras, legumes, frios e laticínios, temperos e condimentos, congelados, utensílios domésticos e até brinquedos. A feira também terá as tradicionais barracas de pastéis.
As barracas serão organizadas em duas filas, a partir da avenida João Gonçalves Leite. A praça de alimentação será no cruzamento da avenida Ângelo Bimbato com a rua Tereza Poloni Padovez, conforme projeto desenvolvido pela arquiteta da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços, Andréa Penha Vasconcelos.
Com a feira no Centro de Lazer, Votuporanga passa a ter cinco feiras livres, diurnas e noturnas. No domingo pela manhã os feirantes se reúnem na Rua São Paulo, em frente à Biblioteca Municipal “Castro Alves”, na quarta-feira é realizada no período noturno na Zona Norte da cidade, enquanto na quinta acontece a tradicional feira na Praça São Bento à noite. No sábado a feira acontece na avenida Antônio Augusto Paes pela manhã.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, a feira é uma das reivindicações dos próprios feirantes e também para atender a população daquela região que tinha de ir até outros locais. Ele destaca também que a Prefeitura intensificou neste ano um trabalho de atenção especial a esse setor com regularização, padronização de barracas e diversas melhorias.
Para isso lançou o projeto “Votuporanga em Ação – Programa Comprei na Feira”, onde são desenvolvidas ações para melhorar o atendimento e a qualidade das feiras e ainda uma maior divulgação do trabalho. Além disso, busca a capacitação dos feirantes. No mês passado, cerca de 40 trabalhadores terminaram um curso sobre vitrinismo. Neste mês, estão fazendo um outro sobre manipulação de alimentos.
Alface e Cultura
A grande novidade para a feira no Centro de Lazer é a realização permanente do projeto “Alface e Cultura” todas as terças-feiras. Segundo a chefe do setor de eventos da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, Marines Manhani de Lima, a iniciativa irá se somar aos eventos culturais e de lazer da cidade, já que o formato itinerante do Alface e Cultura continuará.