O Colégio Unifev realizou no último sábado (2), a 3ª Feira das Ciências, movimentando a Cidade Universitária, com a presença de mais de 1.500 pessoas. O evento, que aconteceu pela primeira vez na quadra do Complexo Poliesportivo, também contou com a participação dos alunos e professores de 11 cursos de graduação da Unifev.
A programação contou com inúmeros trabalhos, com temas distribuídos segundo os conteúdos aprendidos em sala de aula, principalmente, nas áreas de ciências da natureza, humanas e exatas. Além disso, os presentes participaram de jogos educativos, conheceram plantas medicinais e ornamentais, viram e ouviram sobre a importância da alimentação saudável e da prática de atividades físicas, entre muitas outras coisas.
Para o reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, a Feira é um grande incentivo às ciências. “O que as crianças e adolescentes estão expondo aqui, elas aprenderam em sala de aula. Isso estimula o interesse e motivará os cientistas e pesquisadores do futuro. Essa é a nossa missão”, afirmou.
“Fazer a integração da Unifev, do Colégio, com as famílias é um diferencial da nossa Instituição, que preza por essa união. Este ano conseguimos agregar ainda mais trazendo algumas graduações, expandindo a feira não só pelo novo ambiente, mas também pela oportunidade de novos conhecimentos através desses cursos”, disse.
Segundo a diretora do Colégio, Profa. Ma. Adriana Naime Pontes, o evento se tornou uma tradição que conquistou o interesse dos alunos e melhorou o desempenho deles em todas as outras disciplinas. “Optamos por fazer esse ano na quadra para promover uma maior participação das famílias, que puderam conferir senão todas, mas a maioria dos experimentos. O conhecimento demonstrado aqui é fruto de um ano letivo de muito empenho dos discentes e de toda equipe da Escola. Agradeço aos nossos professores, que ao longo dos anos se esforçam para tornar a nossa feira um verdadeiro sucesso, multiplicando os saberes entre os nossos alunos e a comunidade escolar”, comemorou.
“Também não posso deixar de estender meus agradecimentos às famílias, pois eles tiveram um papel crucial na elaboração dos trabalhos, usaram o ambiente escolar para as práticas dos trabalhos em grupo, empenharam-se em casa, investiram não só financeiramente, mas contribuíram com a elaboração dos projetos”, finalizou.