Foi anunciada oficialmente nesta quinta-feira, dia 8 de agosto, a conquista do Hospital de Ensino para a Santa Casa de Fernandópolis, durante uma coletiva de imprensa realizada na sala de convenções da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis).
O anúncio da portaria veio por meio do assessor do deputado Devanir Ribeiro, Marcos Caboclo.
O sonho da conquista do Hospital de Ensino para Fernandópolis nasceu em 1986, com o curso de enfermagem da FEF, que realiza estágios na Santa Casa.
Com a vinda do curso de medicina da Unicastelo, em 2004, a busca pela realização desse sonho tornou-se motivo de uma união entre a FEF, Unicastelo, Santa Casa, poderes executivo, legislativo, judiciário e entidades como a VOLFER, Maçonarias, Rotary e Associação de Amigos.
Em 2008, o MEC e o Ministério da Saúde fizeram a primeira avaliação da Santa Casa de Fernandópolis, por conta de alguns quesitos, a portaria não foi autorizada. Em novembro do ano passado, a Santa Casa passou por uma nova avaliação do MEC e do Ministério da Saúde.
Na manhã do dia 7 de agosto de 2013, o Deputado Federal, Devanir Ribeiro, por meio do assessor Marcos Caboclo, trouxe a notícia para os fernandopolenses.
Antes da última visita do MEC, a FEF, Unicastelo, Santa Casa e envolvidos uniram-se em uma jornada de extenso trabalho para cumprirem todos os itens estabelecidos pela portaria 2400/2007.
O coordenador da equipe gestora do Hospital de Ensino, Dr. José Martins Pinto Neto, acredita que essa conquista será muito positiva para a cidade.
“Virá maior aporte de recursos para a compra de equipamentos de alto custo como respiradores para UTIs, a implantação do Centro de Parto-rede cegonha, para diminuir o índice de mortalidade materna e cesarianas; bem como maior investimentos em pesquisas e residências multidisciplinares”, destacou.
No Brasil, existem ao todo 171 Hospitais de Ensino contando com a Santa Casa de Fernandópolis. Na região noroeste paulista, dois, o Padre Albino de Catanduva, e o Hospital de Base em São José do Rio Preto. Com a conquista de Fernandópolis, serão três.
O presidente da FEF, Paulo Nascimento, durante viagens para Brasília, além de dedicar-se aos processos de vinda de benefícios para a instituição, também se empenhou na busca da conquista do Hospital de Ensino para a cidade. “É com grande satisfação que recebemos essa notícia. A FEF sempre estará de portas abertas para parcerias positivas que beneficiem Fernandópolis e o aprendizado dos universitários”, afirma.
Além de parabenizar os representantes pela conquista, Marco Caboclo, também dedicou os méritos aos profissionais, e deseja que ocasiões como essa sejam rotineiras na cidade. “Quando nos reunimos na ACIF é para anunciar coisas boas para Fernandópolis. Que venham novas boas notícias”, disse Caboclo.
Em agradecimentos, o provedor da Santa Casa de Fernandópolis, Geraldo Silva de Carvalho, manifestou seus agradecimentos aos professores, às equipes de enfermagem, técnicos e à Unimed de Fernandópolis por ter disponibilizado espaço físico para a recepção da comissão do MEC na última visita que fizeram a cidade.