terça, 19 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

FEF se prepara para volta às aulas

A FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) se prepara para receber aproximadamente 9 mil alunos para a volta às aulas nesta segunda-feira, dia 10 de agosto. O adiamento do início das…

A FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) se prepara para receber aproximadamente 9 mil alunos para a volta às aulas nesta segunda-feira, dia 10 de agosto. O adiamento do início das aulas permitiu que a instituição preparasse estratégias de orientação, controle e monitoramento da Influenza A (H1N1) nos quatro câmpus da Fundação e na FEF Teen.

Na segunda-feira, retornam às aulas alunos dos 32 cursos de graduação da FEF, cursos técnicos, FEF Teen (ensino fundamental e médio), pós graduação (a partir de sábado, dia 15 de agosto) e o atendimento nas Clínicas Integradas da FEF. Apenas a FEF Teen Infantil retornará às aulas no dia 17 de agosto.

Com relação aos estágios, os alunos voltam às atividades na segunda, com exceção dos estudantes que fazem estágio na Santa Casa de Fernandópolis. Apenas alunos do último ano de Enfermagem (8º e 9º semestres) e os estagiários de Nutrição que ficam na cozinha do hospital voltarão às suas atividades na segunda-feira. O restante dos estagiários da Santa Casa só voltará ao hospital em setembro. A medida tem como objetivo diminuir o risco de contaminação do hospital devido à grande circulação de pessoas.

Na última semana foi criado o Grupo FEF Gestor da Gripe, responsável pelas decisões nos assuntos ligados à orientação, monitoramento e prevenção da gripe A na instituição. Dentre as atitudes tomadas estão a distribuição, desde o primeiro dia de aula, de material impresso com orientações de como se prevenir contra a doença e respostas a perguntas comuns sobre a nova gripe. Também foram distribuídas faixas e cartazes em todos os câmpus da FEF.

Todos os sanitários da Fundação contam com sabonete líquido e papel toalha descartável, além de orientações afixadas sobre a maneira correta de fazer a higienização das mãos. Nos laboratórios, secretarias e áreas de atendimento ao público, há álcool gel disponível para higienização das mãos.

Durante a semana toda, professores e funcionários da FEF participaram de capacitação sobre a gripe A e como orientar alunos sobre a mesma. No primeiro dia de aula, os alunos receberão instruções sobre o assunto e assistirão vídeos sobre contágio, prevenção e tratamento da doença. Os vídeos, fornecidos pelo Ministério da Saúde, também podem ser acessados no site da FEF (www.fef.br).

As professoras gestantes serão dispensadas das aulas na próxima semana. As aulas grávidas também deverão procurar as coordenações de cursos para receber orientações sobre a gripe A e, caso precisem, serem dispensadas das aulas.
Evitar ligar o ar condicionado nas salas de aula é outra medida para combater a disseminação da gripe A. As salas deverão ficar abertas e bem ventiladas.

A FEF também montou um esquema de acolhimento dos casos suspeitos de gripe A na instituição. Os alunos que estejam com sintomas da gripe, serão encaminhados para pontos de acolhimento em cada um dos câmpus e, se for o caso, transferidos para atendimento médico nas Clínicas Integradas da FEF ou em postos de saúde.

Outra novidade no início das aulas é a lei antifumo. Adesivos e faixas de orientação foram distribuídas nos prédios da FEF lembrando os alunos da proibição do cigarro no ambiente escolar.

Notícias relacionadas