A Fundação Educacional de Fernandópolis promove no próximo dia 15 de dezembro, sábado, o último processo seletivo do ano para os 32 cursos oferecidos pela instituição. O vestibular tem caráter regional e as inscrições podem ser feitas até o dia 14 dezembro, pela internet no site www.fef.br/vestibular ou nas secretarias dos câmpus da FEF.
A Fundação de Fernandópolis conta hoje com aproximadamente 8 mil alunos, que além do ensino de qualidade, ainda têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e de extensão, contribuindo diretamente para o bem-estar da comunidade.
No total, a instituição conta com 27 mil metros quadrados de estrutura física, que além de salas de aula, contempla 31 laboratórios totalmente equipados e outras facilidades para os alunos, professores e funcionários, como posto bancário, cantina e quiosques para alimentação e um núcleo de atendimento ao estudante. Na biblioteca, o espaço para o acervo dobrou de tamanho e foram adquiridos mais de 20 mil exemplares nos últimos anos.
Um diferencial implantado na FEF a partir do segundo semestre de 2007 foi a instalação de um Núcleo de Inovações Tecnológicas. O núcleo conta com uma sala de 20 computadores, onde os professores têm todas as ferramentas tecnológicas para prepararem e disponibilizarem todo o conteúdo pedagógico de uma maneira interativa. O ambiente na internet para essa interação é o FEF Virtual, onde além de ter um contato constante com o professor, o aluno tem acesso de forma antecipada aos materiais que irão compor as aulas. Além disso, por meio deste portal, o professor pode disponibilizar uma vasta gama de materiais de complementação que auxiliarão o aluno no entendimento da matéria em estudo.
Todos os cursos da FEF, incluindo as licenciaturas, bacharelados e cursos tecnológicos, têm acesso ao FEF Virtual. E falando nas licenciaturas, são dez os cursos oferecidos pela Fundação Educacional de Fernandópolis: Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas, História, Geografia, Educação Física, Matemática, Química, Física ou Filosofia.
Um diferencial interessante dos cursos de licenciatura é que todos têm a duração de três anos. Assim, o aluno é habilitado mais rapidamente para o mercado de trabalho, que atualmente têm déficit de profissionais na área, especialmente depois da implantação do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) pelo governo e das escolas de tempo integral.
No bacharelado, o curso de Jornalismo agora também pode ser concluído em menos tempo. O curso, que antes era oferecido pela FEF com duração de quatro anos, teve o tempo de conclusão diminuído para três anos e meio depois de acatada a Resolução nº 2 do MEC, de 18 de junho de 2007. A carga horário, no entanto, continua a mesma, garantindo a qualidade de ensino já oferecida pela Fundação.
Nos cursos da área de Saúde, o grande destaque da FEF vai para as atividades práticas. São inúmeras opções de estágio e projetos que dão a oportunidade do estudante aplicar na prática os conteúdos discutidos em sala de aula. Um dos principais espaços para essa prática é a Clínica-Escola da FEF, que tem um importante papel junto à comunidade de Fernandópolis e região.
Atualmente, as Clínicas Integradas oferecerem atendimento nas áreas de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Serviço Social. São cerca de 15 prefeituras da região quem possuem convênio com a Clínica Escola da FEF, que realiza, em contrapartida, aproximadamente 30 mil atendimentos à população a cada ano. São cerca de 800 estagiários envolvidos em quase 5 mil horas de atendimento na área de saúde.
Para conhecer a estrutura da Fundação Educacional de Fernandópolis, obter mais informações sobre a instituição, os cursos e o vestibular do dia 15 de dezembro, basta entrar em contato com a FEF pelo telefone 0800 550 680, ou no site www.fef.br.