Na última terça-feira (26), os graduandos do 7º Semestre do curso de Enfermagem e Obstetrícia, juntamente com os docentes da disciplina Saúde do Adulto Clínica de Enfermagem da FEF, realizaram a Campanha de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial.
Objetivando informar os estudantes e professores da Fundação Educacional de Fernandópolis sobre essa doença, que é silenciosa e atinge cerca de 30% dos brasileiros em idade adulta, ressalta-se que as consequências podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.
De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), apontam que a doença atinge mais de 50% das pessoas na terceira idade e, está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, sendo responsável por 40% dos casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), 80% Acidente Vascular Encefálico (AVE) e 25% dos casos de insuficiência renal.
Segundo a docente Marli dos Santos Rosa Moretti ações como essa possibilita ao graduando uma aproximação direta com a população acadêmica, facilitando, assim, o processo de ensino-aprendizado do futuro enfermeiro que atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos de saúde/doença em todo ciclo vital.
Após a verificação da Pressão Arterial, todos eram convidados a apreciar um painel lúdico informando os sinais, sintomas, tratamentos, além de reforçar o benefício da prática de exercícios físicos.