A Fundação Educacional de Fernandópolis vai reunir os calouros de todos os 32 cursos da instituição em uma aula inaugural na próxima quarta-feira, dia 13 de fevereiro, às 19h30, na Casa de Portugal.
Na ocasião, alunos e professores da FEF vão participar de um Fórum sobre Educação à Distância com o Prof. Dr. Cosme Massi, reitor do Centro Universitário do Positivo de Curitiba. O palestrante abordará temas como as novas tendências da educação e o uso da tecnologia no auxílio ao aprendizado.
No evento, os alunos também participarão do trote solidário da FEF. Cada estudante deverá levar produtos e alimentos que serão doados a instituições de caridade de Fernandópolis. A lista dos produtos foi divida por curso. Fraldas infantis serão recolhidas pelos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e Tecnologia em Estética e Cosmetologia. Já as fraldas geriátricas deverão ser doadas pelos calouros de Enfermagem, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. O arroz será responsabilidade dos cursos de Farmácia, Educação Física, Administração, Economia, Letras e Ciências Contábeis. Já os alunos de Sistema de Informação, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, Pedagogia, Geografia e História serão responsáveis em recolher feijão. Por fim, os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Biomedicina, Jornalismo e Nutrição deverão contribuir com a doação de leite e os cursos de Biologia, Química e Matemática pela doação de óleo.
O trote solidário é parte das atividades da Fundação pelo fim do trote físico, que foi proibido pela instituição. A atividade é uma saída para acabar de vez com o trote violento, promovendo o envolvimento dos calouros com a sociedade e desenvolvendo a responsabilidade social.
FEF EM AÇÃO
E falando em responsabilidade social, a Fundação dá continuidade ao Projeto FEF em Ação, uma parceria entre a FEF, o Ministério Público Estadual, o Rotary Club Nova Era e o Grupo Arakaki. No ano passado, a instituição promoveu a coleta de dados na região do CAIC, onde ocorreu uma audiência pública. Em breve, os moradores receberão as visitas da equipe da FEF, já com as ações intervencionistas em andamento.
Enquanto isso, a equipe do projeto já inicia a coleta de dados em mais uma região da cidade. Nesta etapa, receberão a visita dos pesquisadores da Fundação os moradores dos bairros Paulistano, Redentor, Uirapuru e Ipanema.
A coleta de dados será feita por 150 alunos da FEF, devidamente identificados e orientados por professores, nos dias 16, 17, 23 e 24 de fevereiro, das 13h às 18h30. A pesquisa será feita nos finais de semana justamente para que a maior parte da população esteja em casa para responder as perguntas, que são simples. Cerca de 800 residências deverão ser visitadas pela equipe do FEF em Ação nesta fase da coleta de dados.
A próxima audiência pública que deverá discutir os problemas encontrados nesta região da cidade tem previsão para acontecer no mês de março.