terça, 19 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

FEF realiza 5º Simpósio de Iniciação Científica

Começou no dia 3 de novembro e termina nesta sexta-feira, dia 14, o 5º Simpósio de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Fernandópolis. Este ano o evento conta com a…

Começou no dia 3 de novembro e termina nesta sexta-feira, dia 14, o 5º Simpósio de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Fernandópolis. Este ano o evento conta com a apresentação de 101 trabalhos que exibem o resultado de pesquisas realizadas ao longo do ano em 25 cursos da FEF.

Os trabalhos são apresentados em comunicações orais, no anfiteatro do campus I, e por meio de painéis, em exposição também do campus I. O cronograma conta com apresentações nos três períodos do dia. Cada expositor tem 20 minutos para falar sobre a pesquisa. Logo depois, uma banca de profissionais e professores da FEF debate o tema com os pesquisadores.
Este ano, os trabalhos de iniciação científica da Fundação envolveram 327 alunos, orientados por 101 professores mestres ou doutores. O desenvolvimento de projetos de iniciação científica conta como carga horária de atividades complementares para todos os cursos da FEF.

“Ao longo desses cinco simpósios, pudemos perceber a melhora, a cada ano, da qualidade dos trabalhos. Os alunos têm se empenhado mais, se envolvido em pesquisas mais complexas, com melhor embasamento. A cada edição do evento também vemos a evolução na preparação para apresentar os trabalhos, com auxílio de recursos tecnológicos e resumos bem elaborados”, conta Alba Regina de Abreu Lima Catelani, coordenadora de Iniciação Científica da FEF.

Ela ressalta ainda que esta é a chance de alunos aprenderem a elaborar trabalhos científicos e a discutir seus resultados, como uma prévia dos trabalhos de conclusão de curso. Foi assim para Jeander Arantes da Silva e Cindy Larielli Vasconcelos, alunos do 8º semestre de Enfermagem diurno, que apresentaram um estudo de caso sobre a psoríase. “Participar de projeto de iniciação científica ajuda muito no currículo e é muito interessante”, disse Jeander. “A gente acaba se envolvendo com o assunto e, dependendo do tema, possibilita o desenvolvimento pessoal, como foi o nosso caso”, completa Cindy.

Os resumos das pesquisas realizadas pelos alunos são publicados na Revista Universitas, que este ano chega à sua quarta edição. O lançamento está previsto para o final deste mês. “Os alunos pesquisadores também ficam livres para enviarem seus trabalhos a outros congressos e simpósios de áreas específicas e muitos têm obtido sucesso nesse tipo de ação, com trabalhos elogiados”, lembra Alba Catelani.

Os projetos de iniciação científica da Fundação Educacional de Fernandópolis são desenvolvidos no período de um ano letivo. Os interessados em integrar o programa podem ter acesso às regras do PIP (Programa de Incentivo à Pesquisa) no site da FEF (www.fef.br), onde são divulgadas as regras e os prazos para inscrição de projetos.

Notícias relacionadas