sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

FEF promove evento com fisioterapeuta da Seleção Brasileira

O curso de Fisioterapia da Fundação Educacional de Fernandópolis promoveu de 7 a 9 de abril a 6ª Jornada Científica de Fisioterapia. Na programação do evento, um mini-curso com Luiz…

O curso de Fisioterapia da Fundação Educacional de Fernandópolis promoveu de 7 a 9 de abril a 6ª Jornada Científica de Fisioterapia. Na programação do evento, um mini-curso com Luiz Alberto Rosan, fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Futebol e do São Paulo Futebol Clube, que falou sobre a “Fisioterapia esportiva aplicada ao futebol”.

Rosan é um dos mais respeitados profissionais da área de fisioterapia esportiva no Brasil e no mundo. Ele foi responsável pela criação do REFFIS (Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica) do São Paulo Futebol Clube e hoje continua coordenando a estrutura que já recuperou cerca de 80 jogadores do Brasil todo. Na Seleção Brasileira, ele também coordena o Departamento de Fisioterapia.

No mini-curso, o fisioterapeuta falou sobre o surgimento de novas técnicas de recuperação de lesados e mostrou detalhes de casos tratados em equipes de futebol do Brasil e do Japão, onde jogadores com entorses graves de tornozelo conseguiram retornar ao trabalho em poucos dias.

“A Fisioterapia brasileira vive um momento especial, com resultados satisfatórios e avanços que não podem ser desprezados por profissionais da área e, principalmente, por estudantes. No curso, pudemos mostrar a eles que algumas técnicas foram aprimoradas e que lesões que antes demandavam um tempo acentuado de recuperação, hoje são curadas em menos tempo e, principalmente, sem cirurgias”, explicou Rosan.

Durante o mini-curso, o fisioterapeuta fez sorteio de várias camisas oficiais do São Paulo FC e presenteou Luiz Vilar de Siqueira, presidente da FEF, com um uniforme oficial do clube. Rosan ainda doou uma camisa da seleção brasileira autografada pelos jogadores para que seja feita uma rifa em prol dos pacientes das Clínicas Integradas da FEF.

FEF em Ação
Está marcado para este sábado, dia 12 de abril, o lançamento de uma parceria entre a Fundação Educacional de Fernandópolis, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Fernandópolis para um projeto que tem o objetivo de oferecer capacitação aos professores dos cursos de alfabetização para adultos.

O Projeto FEF em Ação – Responsabilidade Social e Cidadania detectou um alto índice de adultos não alfabetizados nos bairros onde já ocorreu a coleta de dados. Como o SENAR e o Sindicato Rural já atendem essas comunidades com cursos de qualidade na área de alfabetização de adultos, a Fundação decidiu auxiliar na ampliação do programa. Para tanto, haverá o contato com as pessoas identificadas na coleta de dados para que integrem o programa de aulas do Sindicato Rural.

Ao mesmo tempo, a FEF oferecerá, durante o ano todo, cursos de capacitação para os professores desses cursos, auxiliando na preparação de material para as aulas para que estas fiquem cada vez mais interessantes e diversificadas. Estão envolvidos diretamente nesse projeto os cursos de Pedagogia, Jornalismo, Letras e Matemática, mas profissionais de outras áreas da FEF também atuarão no projeto ministrando orientações aos alunos nas áreas de saúde, cidadania, economia, etc.

O lançamento oficial do projeto acontecerá no dia 12, às 14h, no campus IV da FEF, na Av. Expedicionários Brasileiros, 450. Na ocasião, os representantes da FEF, do SENAR e do Sindicato Rural assinarão o convênio que possibilitará o projeto de capacitação, que será totalmente gratuito para os professores de alfabetização de adultos.

“É um projeto pioneiro no Estado e temos a certeza que vai dar muito certo. O SENAR já nos oferece toda a estrutura para os cursos, e agora com a orientação dos profissionais da FEF, as aulas ficarão ainda mais interessantes”, disse Marcos Mazeti, presidente do Sindicato Rural.

Para Luiz Vilar de Siqueira, presidente da FEF, a Fundação cumpre mais uma vez seu papel como instituição que valoriza a responsabilidade social. “Esse projeto também vai possibilitar que os alunos dos cursos de alfabetização de adultos tenham contato com temas que dizem respeito à cidadania, como a discussão de direitos, cuidados com a saúde e até orientações de como administrar as contas da casa.”

O FEF em Ação surgiu de uma parceria firmada com o Ministério Público Estadual, por meio do promotor Dênis Henrique Silva, curador das Fundações e da Infância e Juventude. Trata-se de um projeto de extensão à comunidade que vai realizar o diagnóstico comunitário da população de Fernandópolis e região, nas dimensões da saúde, do meio-ambiente e da educação. O Rotary Club de Fernandópolis “Nova Era” e o Grupo Arakaki também são parceiros no projeto.

Notícias relacionadas