quarta, 20 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

FEF lança terceira edição da revista Universitas

Terminou nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, o 4º Simpósio de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Fernandópolis. Como parte da programação do evento, que começou no dia 5 de…

Terminou nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, o 4º Simpósio de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Fernandópolis. Como parte da programação do evento, que começou no dia 5 de novembro, houve na noite de quarta-feira, dia 28, o lançamento da terceira edição da revista científica Universitas, uma publicação anual da FEF.

Neste ano, o simpósio contou com a exposição de 79 projetos, que foram apresentados na forma de comunicação oral e pôster. “Tivemos trabalhos de quase todos os 32 cursos da FEF, mostrando a diversidade da pesquisa na instituição”, disse Alba Catelani, coordenadora do Programa de Iniciação Científica da FEF.

A revista Universitas trouxe nesta edição 16 artigos científicos, incluindo pesquisas da FEF e de outras instituições de ensino superior do país. “A publicação de artigos de pesquisadores de outras faculdades mostra a credibilidade da revista, que é distribuída para todas as instituições de ensino superior brasileiras”, conta a coordenadora da iniciação científica.

O evento de lançamento da terceira edição da Universitas contou com a palestra do professor Ivan Aparecido Manoel, diretor da Unesp de Franca. Com ampla experiência no setor acadêmico, tendo publicado oito livros e orientado cerca de cem trabalhos de alunos da graduação, mestrado e doutorado, Ivan Manoel falou sobre a importância da pesquisa e da publicação científica.

“A pesquisa é importante porque há a constante necessidade de produzir um saber novo. E a pesquisa não é um produto, não nasce pronta. Antes ela era produzida quase que exclusivamente pela pós-graduação. Mas hoje há uma necessidade maior desse saber novo e a preparação do pesquisador começou antes, na graduação. E a iniciação científica é esse primeiro passo”, explica Ivan Manoel, que também é historiador e pesquisa sobre a história da Igreja Católica no Brasil.

Quanto ao lançamento da Universitas, o professor é enfático: “uma revista muito bonita, muito interessante. Divulgar a pesquisa é tão importante quanto pesquisar e a FEF entendeu isso. A instituição mostra consciência do que é ser universidade ao manter uma publicação como esta”.

Para ter o rigor de publicação científica, a Universitas conta com um conselho editorial formado por professores mestres e doutores da FEF e de universidades estaduais e federais de outras cidades.

O presidente da FEF, Luiz Vilar de Siqueira, participou do evento de lançamento e, seguindo a tradição dos dois anos anteriores, recebeu uma cópia da revista das mãos de Alba Catelani. “Esta edição é a prova do compromisso da FEF não só com um ensino de qualidade e extensão universitária eficiente, mas também com a produção de pesquisa nas mais diferentes áreas”, disse.

Notícias relacionadas