A direção da FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) confirmou ontem o início das aulas da Faculdade de Comunicação Social nesta segunda-feira, dia 31, com os demais cursos da instituição no segundo semestre. A primeira turma será formada por 25 alunos, selecionados num vestibular realizado em junho. A maioria já atua com jornalismo.
O coordenador do curso, professor Francisco Machado Filho, considera isso positivo. “É bom porque teremos o pessoal da prática na sala de aula. Para os professores caberá basicamente o conteúdo teórico do curso”, disse.
No primeiro semestre o curso terá aulas de Informática Aplicada, com introdução aos softwares utilizados pelos jornalistas na diagramação de jornais, produção de texto, manipulação de fotos e ferramentas de busca na internet; Língua Portuguesa, com Redação e Expressão Oral, num estudo da comunicação lingüística verbal e aplicação de conceitos fundamentais ao processo de leitura e produção de mensagens; Comunicação e Tecnologia, que busca analisar as transformações tecnológicas dos meios de comunicação e o papel das novas tecnologias no contexto comunicativo.
Também estão programadas abordagens da Realidade Sócio-econômica e Política Brasileira, sobre a formação histórica do Brasil, a herança colonial, colonização portuguesa e as raízes culturais do povo brasileiro; Fundamentos de Jornalismo Impresso sobre os campos de atuação do profissional de jornalismo impresso, o vocabulário jornalístico e os conceitos básicos do jornalismo e Teoria e Método de Pesquisa, abrangendo a organização da vida de estudos na universidade, a documentação como método de estudo pessoal e a metodologia na produção do conhecimento.