Uma equipe de 180 alunos e professores da FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) vai realizar a coleta de dados em aproximadamente 280 residências do bairro rural de Brasitânia, distrito de Fernandópolis, neste fim de semana.
No último final de semana, dias 16 e 17, outros 300 alunos coletaram dados nos bairros Ipanema, Redentor, Paulistano e Uirapuru. Foram cerca de 1.000 residências pesquisadas e esses dados já estão sendo tabulados por outra equipe do projeto. Os resultados deverão ser apresentados e discutidos com a comunidade dos bairros em questão em audiência pública prevista para o dia 16 de março, domingo.
Na região do CAIC, primeiro local onde o FEF em Ação começou o trabalho, as ações intervencionistas também começam no próximo mês. No dia 8 de março, sábado, das 8h às 17h, a comunidade do CAIC vai receber a Feira da Saúde e Qualidade de Vida do FEF em Ação. No evento, a população vai encontrar barracas de atendimento divididas em diferentes núcleos de ações: Programa de Qualidade de Vida da Criança, Programa de Qualidade de Vida do Adolescente, Programa de Qualidade de Vida da Mulher, Programa de Qualidade de Vida do Adulto e Programa de Qualidade de Vida do Idoso, com atividades diferentes e específicas para cada grupo.
Em cada barraca, profissionais da FEF e universitários vão oferecer assistência nos mais diversos setores, incluindo desde coleta de sangue para exames até orientações quanto à higiene pessoal, dicas de postura e até procedimentos de massagem e orientações nutricionais.
O projeto surgiu de uma parceria firmada com o Ministério Público Estadual, por meio do promotor Dênis Henrique Silva, curador das Fundações e da Infância e Juventude. Trata-se de um projeto de extensão à comunidade que vai realizar o diagnóstico comunitário da população de Fernandópolis e região, nas dimensões da saúde, do meio-ambiente e da educação. O Rotary Club de Fernandópolis “Nova Era” e o Grupo Arakaki também são parceiros no projeto.