segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

FEF entra na reta final para concretizar Centro Universitário

No último dia 03/10/2012, o Ministério da Educação, através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) e da Diretoria de Regulação da Educação Superior (DIREG), deu parecer…

No último dia 03/10/2012, o Ministério da Educação, através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) e da Diretoria de Regulação da Educação Superior (DIREG), deu parecer favorável à FEF, na primeira etapa do processo de credenciamento da instituição como Centro Universitário.

Segundo o parecer emitido pelo MEC, a instituição atendeu satisfatoriamente às exigências de instrução processual, estabelecidas para a fase de análise documental pelo Decreto nº 5.773/2006.

“Para nós, o resultado dessa primeira etapa já representa um atestado da qualidade. Nossos diferenciais fazem da FEF uma referência na educação, como a qualidade e a metodologia do ensino, a infraestrutura com laboratórios modernos e bem equipados, a capacitação do corpo docente, o compromisso social e a busca constante pelo aprimoramento”, celebra o presidente da FEF, Paulo Nascimento. “O nosso compromisso com a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho, nas mais diferentes áreas de atuação, que já era reconhecido pela comunidade fernandopolense, agora passa a ser confirmada pelo MEC. Cabe ressaltar que, de acordo com o Decreto 5.773, os Centros Universitários se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecido à comunidade. Como já atendia a esses requisitos, a FEF pleiteou junto ao MEC o status de Centro Universitário, que acaba de ser reconhecido pelo resultado satisfatório já na primeira etapa”.

O processo agora segue com a visita do INEP para avaliação institucional; parecer da SERES, deliberação pelo Conselho Nacional de Educação; e finalmente, a homologação pelo MEC com publicação no Diário Oficial da União.

Com a conclusão do processo, o Centro Universitário de Fernandópolis conquistará autonomia universitária garantida pela Constituição Federal para criar novos cursos de graduação, além de implementar e ampliar ações de pesquisa, extensão e pós-graduação, oferecer cursos de mestrado e doutorado; e firmar parcerias com instituições internacionais. “Essa decisão representa uma abertura de portas para o mundo. Os projetos poderão ser colocados em prática com mais agilidade, já que a burocracia diminui. Claro que o centro universitário continua sendo regulado pelo MEC, mas poderá dar passos largos para oferecer mais oportunidades de estudo e manter a qualidade que já existe”, afirma Paulo Nascimento.

“A expectativa é que, entre outras ações, o Centro Universitário de Fernandópolis possa se articular de forma a identificar e oferecer novos cursos que atendam a demanda da sociedade. Além disso, a instituição terá mais capacidade de desenvolver novos programas de ensino, pesquisa, extensão e Pós Graduação. A própria economia da região será beneficiada porque a livre criação de cursos permitirá à instituição atender mais rapidamente às demandas do mercado”, finaliza o presidente da instituição.

Notícias relacionadas