domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

FEF em Ação realiza Feira da Saúde no Paulistano

Depois da audiência pública realizada no bairro Paulistano em março, agora o Projeto FEF em Ação – Responsabilidade Social e Cidadania inicia o trabalho intervencionista envolvendo a região dos bairros…

Depois da audiência pública realizada no bairro Paulistano em março, agora o Projeto FEF em Ação – Responsabilidade Social e Cidadania inicia o trabalho intervencionista envolvendo a região dos bairros Paulistano, Ipanema, Uirapuru e Redentor. Assim como aconteceu no CAIC, nessa primeira fase de aplicação de ações nos bairros, o Paulistano receberá a Feira da Saúde e Qualidade de Vida. O evento acontecerá neste domingo, dia 6 de abril, das 8h às 13h, no Centro Comunitário do Jardim Paulistano, que fica na rua Luiz Moreti, 406.

Na feira, a população vai encontrar barracas de atendimento divididas em diferentes núcleos de ações: Programa de Qualidade de Vida da Criança, Programa de Qualidade de Vida do Adolescente, Programa de Qualidade de Vida da Mulher, Programa de Qualidade de Vida do Adulto e Programa de Qualidade de Vida do Idoso, com atividades diferentes e específicas para cada grupo.

Em cada barraca, profissionais da FEF e universitários vão oferecer assistência nos mais diversos setores, incluindo desde coleta de sangue para exames até orientações quanto à higiene pessoal, dicas de postura e até procedimentos de massagem e orientações nutricionais. Na barraca especial para o atendimento das crianças, o público encontrará ainda atividades ligadas a jogos educativos. Haverá também uma barraca que fará distribuição de brindes e uma equipe que vai cadastrar a população em grupos que vão trabalhar com atividades contínuas com diabéticos, alcoolistas e tabagistas, por exemplo.

“É importante ressaltar que a Feira da Saúde e Qualidade de Vida marca apenas o início das atividades no bairro. É a partir daí que a FEF, nas mais diversas áreas, começará os projetos e atendimentos no local, atividades que vão durar o ano todo”, salienta Patrícia Moita, coordenadora do curso de Enfermagem da FEF e membro do grupo gestor do FEF em Ação.

Uma outra atividade do projeto já marcada para sábado, dia 12 de abril, é o lançamento de uma parceria entre a Fundação Educacional de Fernandópolis, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Fernandópolis para um projeto que tem o objetivo de oferecer capacitação aos professores dos cursos de alfabetização para adultos.

O FEF em Ação detectou um alto índice de adultos não alfabetizados nos bairros onde já ocorreu a coleta de dados. Como o SENAR e o Sindicato Rural já atendem essas comunidades com cursos de qualidade na área de alfabetização de adultos, a Fundação decidiu auxiliar na ampliação do programa. Para tanto, haverá o contato com as pessoas identificadas na coleta de dados para que integrem o programa de aulas do Sindicato Rural.

Ao mesmo tempo, a FEF oferecerá, durante o ano todo, cursos de capacitação para os professores desses cursos, auxiliando na preparação de material para as aulas para que estas fiquem cada vez mais interessantes e diversificadas. Estão envolvidos diretamente nesse projeto os cursos de Pedagogia, Jornalismo, Letras e Matemática, mas profissionais de outras áreas da FEF também atuarão no projeto ministrando orientações aos alunos nas áreas de saúde, cidadania, economia, etc.

O lançamento oficial do projeto acontecerá no dia 12, às 14h, no campus IV da FEF, na Av. Expedicionários Brasileiros, 450. Na ocasião, os representantes da FEF, do SENAR e do Sindicato Rural assinarão o convênio que possibilitará o projeto de capacitação, que será totalmente gratuito para os professores de alfabetização de adultos.

“É um projeto pioneiro no Estado e temos a certeza que vai dar muito certo. O SENAR já nos oferece toda a estrutura para os cursos, e agora com a orientação dos profissionais da FEF, as aulas ficarão ainda mais interessantes”, disse Marcos Mazeti, presidente do Sindicato Rural.

Para Luiz Vilar de Siqueira, presidente da FEF, a Fundação cumpre mais uma vez seu papel como instituição que valoriza a responsabilidade social. “Esse projeto também vai possibilitar que os alunos dos cursos de alfabetização de adultos tenham contato com temas que dizem respeito à cidadania, como a discussão de direitos, cuidados com a saúde e até orientações de como administrar as contas da casa.”

O FEF em Ação surgiu de uma parceria firmada com o Ministério Público Estadual, por meio do promotor Dênis Henrique Silva, curador das Fundações e da Infância e Juventude. Trata-se de um projeto de extensão à comunidade que vai realizar o diagnóstico comunitário da população de Fernandópolis e região, nas dimensões da saúde, do meio-ambiente e da educação. O Rotary Club de Fernandópolis “Nova Era” e o Grupo Arakaki também são parceiros no projeto.

Notícias relacionadas