domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

FEF em Ação chega ao Araguaia

O Projeto FEF em Ação – Responsabilidade Social e Cidadania continua suas atividades em mais um bairro de Fernandópolis. Depois da região do CAIC, dos bairros Paulistano, Jardim Ipanema, Uirapuru,…

O Projeto FEF em Ação – Responsabilidade Social e Cidadania continua suas atividades em mais um bairro de Fernandópolis. Depois da região do CAIC, dos bairros Paulistano, Jardim Ipanema, Uirapuru, Redentor e do distrito de Brasitânia, agora o projeto chega ao Araguaia.

A audiência pública no bairro acontece nesta sexta-feira, dia 18 de setembro, às 19h30, na E. E. Fernando Barbosa Lima, que fica na Av. dos Bicudos, 420. Na ocasião, a equipe da Fundação Educacional de Fernandópolis vai apresentar os dados coletados no bairro e discutir com a comunidade possíveis soluções para os problemas detectados. As sugestões serão encaminhadas ao Ministério Público, que deverá comandar as ações para a melhoria da qualidade de vida no bairro, acionando cada órgão responsável pelas mudanças a serem efetuadas.

O levantamento dos dados no Araguaia foi realizado por meio do Siab (Sistema de Informações de Atendimento Básico), um completo sistema de dados da Prefeitura de Fernandópolis. “Agora que a Prefeitura é uma das principais parceiras do FEF em Ação, o poder público colocou à disposição esse moderno e completo banco de dados que agilizou muito a pesquisa e projetos a serem elaborados pela equipe da Fundação”, explica Vagner Scamati, que integra o grupo gestor do FEF em Ação.

Com os dados em mãos, os cursos da Fundação fizeram sugestões de ações para a solução dos problemas encontrados. As propostas também serão discutidas na audiência pública com a população.

Já no domingo, dia 20, das 9h às 13h, a população do Araguaia recebe a Feira de Saúde e Qualidade de Vida. O evento também acontecerá na E. E. Fernando Barbosa Lima. Na feira, a população vai encontrar barracas de atendimento divididas em diferentes núcleos de ações: Programa de Qualidade de Vida da Criança, Programa de Qualidade de Vida do Adolescente, Programa de Qualidade de Vida da Mulher, Programa de Qualidade de Vida do Adulto e Programa de Qualidade de Vida do Idoso.

Em cada barraca, profissionais da FEF, universitários e parceiros vão oferecer assistência nos mais diversos setores, incluindo desde coleta de sangue para exames até orientações quanto à higiene pessoal, dicas de postura e até procedimentos de massagem e orientações nutricionais.

A Feira da Saúde e Qualidade de Vida marca apenas o início das atividades no bairro. É a partir daí que a FEF, nas mais diversas áreas, começará os projetos e atendimentos no local, atividades que vão durar o ano todo.

“O FEF em Ação traz benefícios para a população e para todos os parceiros. A comunidade recebe um atendimento diferenciado, com profissionais qualificados. Os parceiros têm a chance de exercer sua responsabilidade social e a Fundação proporciona campo prático de atuação para seus alunos e ainda pode retribuir em serviços todo o apoio que recebe da população de Fernandópolis e região’, ressalta Paulo Nascimento, presidente da FEF.

O FEF em Ação é um projeto de extensão da Fundação Educacional de Fernandópolis em parceria com o Ministério Público Estadual e a Prefeitura de Fernandópolis. O projeto também tem como parceiros a OAB, a Unimed, a Santa Casa, a Secol e o Grupo Arakaki. O FEF em Ação conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Fernandópolis, do Rotary Club de Fernandópolis “Nova Era”, da Polícia Militar e do Sindicato Rural de Fernandópolis.

O Projeto FEF em Ação

O FEF em Ação surgiu de uma parceria firmada com o Ministério Público Estadual, por meio do promotor Dênis Henrique Silva, curador das Fundações e da Infância e Juventude. Trata-se de um projeto de extensão à comunidade que vai realizar o diagnóstico comunitário da população de Fernandópolis e região, nas dimensões da saúde, do meio-ambiente e da educação.

O objetivo é traçar um perfil das comunidades e indicar se a população tem recebido o devido atendimento público para a garantia da qualidade de vida.

Notícias relacionadas