Na última semana, alunos de diversos cursos da Unicastelo e da Fundação Educacional de Fernandópolis, estiveram presentes no lançamento da LUCCA – Liga Universitária de Combate ao Câncer, de Fernandópolis.
A LUCCA foi idealizada por um grupo de alunos do curso de Medicina da Unicastelo que procuraram o médico Fábio Leite, que é docente daquela instituição na disciplina de Oncologia e também um dos médicos da AVCC – Associação de Combate ao Câncer de Fernandópolis. Daí surgiu a LUCCA, que tem como objetivo o estudo do câncer em pacientes de Fernandópolis e região.
A LUCCA deverá ter a participação de 80 alunos de diversos cursos tanto da Unicastelo como da FEF e fará estudos e trabalhará na área de prevenção da doença da cidade.
“Inicialmente iremos estudar os tipos de câncer mais comuns na cidade, e também pretendemos iniciar um trabalho preventivo, onde os alunos participantes da LUCCA, estarão realizando palestras em diversos locais da cidade como igrejas, empresas, escolas. Nosso objetivo é tanto a prevenção como o tratamento oncologico sempre visando o aprendizado dos alunos de diversas áreas que farão parte de nossa liga”, destacou Fábio Leite, coordenador da LUCCA.
Além da Fábio Leite a LUCCA contará com outros docentes da Unicastelo e da FEF que farão parte deste trabalho, como Alba Catelano, Sergio Felix do Nascimento e outros.
Para Sérgio Felix que também é o administrador do Hospital da AVCC, a parceria será muito interessante, pois a entidade passará a contar com o apoio da Liga, para trabalhos de prevenção e tratamento. “Iremos contar com alunos de diversas áreas que serão muito úteis em nosso hospital. Pretendemos dar total apoio a Liga, até mesmo porque não nos dará nenhum tipo de gasto, somente com a liberação de pessoal para auxílio dos trabalhos da LUCCA”, destacou Félix.
Para a aluna Vanessa Barreto do 7º Semestre de Medicina da Unicastelo, a idéia de montar um trabalho voltado para a oncologia partiu após as aulas do professor Fábio Leite, e também por se tratar de um assunto muito sério. “A doença d câncer vêm aumentando muito nos últimos anos e por isso nós resolvemos colaborar de alguma forma, e após conhecermos a disciplina do professor Fábio acabamos optando pela formação da LUCCA, pois acreditamos que este trabalho irá nos trazer grande conhecimento tanto médico como humano”, destacou Vanessa.
A LUCCA deverá desenvolver além de trabalhos preventivos e associação ao tratamento, um levantamento sobre os principais tipos de câncer que são diagnosticados na região e com tais resultados poderão auxiliar da melhor forma possível no tratamento e até mesmo nas possíveis causas.