A Fundação Educacional de Fernandópolis, ciente do seu papel como formadora de profissionais especializados e propulsora do desenvolvimento local, inova mais uma vez. Na próxima terça-feira, dia 17 de junho, será firmado convênio de cooperação mútua entre a FEF e a Unicamp para uma programação extensa de atividades. O evento acontece às 19h, no auditório do câmpus I da Fundação.
O convênio tem como objetivo criar um conjunto de estratégias para contribuir com o desenvolvimento regional. Dentre as ações, estão inclusos a criação de cursos, promoção de atividades empresariais, desenvolvimento de pesquisas, incentivo à abertura de novos negócios, a instalação de um núcleo tecnológico e a implementação de um pólo de comércio exterior.
“Uma das principais vantagens desse convênio será a participação direta de cada município da região. Cada prefeito vai assinar um termo de adesão ao convênio para que a FEF e a Unicamp possam direcionar trabalhos específicos para atender as necessidades de cada cidade da região”, explica Luiz Vilar de Siqueira, presidente da FEF.
Prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais e representantes de clubes de serviços e entidades de classes de 56 municípios da região foram convidados para participar do lançamento e assinatura do convênio. “O convênio vai possibilitar a expansão das cadeias produtivas específicas de cada município, que já possuem características próprias, além do desenvolvimento de atividades que vão beneficiar toda a região”, acrescenta José Ataídes Nunes, diretor de planejamento estratégico e desenvolvimento da Fundação.
Dentre as atividades já programadas está a implantação de dois cursos. O de gestão educacional para a rede pública municipal tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de habilidades pessoais dos gestores da rede de ensino municipal, visando ao aperfeiçoamento das políticas para a melhoria do padrão de qualidade da gestão do ensino.
Já o curso de comércio exterior e desenvolvimento regional vai oferecer às empresas e profissionais ligados a toda cadeia de produção de bens e serviços na região um programa que possa prepará-los para atender e interagir no processo de comercialização internacional, com o objetivo de propiciar novas oportunidades de negócio para que, com isso, possam ampliar suas condições de sobrevivência e competitividade no mercado globalizado atual.