Indignado com a derrubada do decreto de armas ocorrido no Senado, o deputado federal Fausto Pinato disse a imprensa que é fácil votar contra o texto quem tem direito a segurança armada. “É muito fácil andar com carro blindado e pagar segurança armada, morar em condomínio fechado e discursar contra o decreto presidencial. Isso é demagogia barata.”
Ele defendeu ainda que um trabalhador que mora no sítio ou fazenda tenha em mãos meios para se defender de bandidos no meio da noite e que uma arma seria a forma da defesa familiar.
Pinato não concorda com as declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que os deputados devem seguir a votação do Senado Federal e derrubar de vez o decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro, que flexibiliza o porte de armas.
Nos últimos dias, bandidos armados publicaram em redes sociais agradecimentos ao Senado pela derrubado do decreto de armas. Os vídeos circularam todas as redes sociais, deixando a população de bem estarrecidas com a decisão da maioria dos senadores.