domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fausto Pinato é inocentado pela PGR após citação na Vagatomia

O deputado federal Fausto Pinato foi inocentado pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, ao relatar em uma decisão que o parlamentar não possui envolvimento em supostas fraudes no…

O deputado federal Fausto Pinato foi inocentado pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, ao relatar em uma decisão que o parlamentar não possui envolvimento em supostas fraudes no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) em decorrência da Operação Vagatomia, realizada na Universidade Brasil.

Em um trecho do despacho, Medeiros destaca: “no caso em apreço, do arcabouço probatório amealhado ao longo da investigação, nota-se em relação à autoridade com prerrogativa de foro – o deputado federal Fausto Pinato -, tão somente a existência de ‘meras e esparsas’ citações do seu nome em conversas telefônicas entre os investigados, conforme registrados às folhas 209, 218, 240, 244-245 do Relatório de Interceptação Telefônica RIT 6 – Operação Vagatomia”.

Para ele, “da análise de transição, não é possível concluir que o parlamentar estivesse envolvido nas ações dos investigados relacionadas à comercialização de vagas nas faculdades de medicina e nas fraudes de requerimentos de financiamentos”.

Procurado pelo regiaonoroeste.com, Fausto Pinato disse que quando iniciou as supostas citações sobre seu nome durante as investigações, fez questão de pedir que as investigações ocorressem para que não pairasse dúvida sobre sua inocência. “Eu mandei me investigar para não ter dúvida”

Pinato ainda destacou que sentia a existência de uma espécie de conluio entre autoridades locais e regionais e que, agora, com a nova legislação sobre abuso de autoridade, ele pode tomar novas providências. “Quebra de sigilo, investigação de parlamentar federal sem autorização do Supremo pode, agora, configurar infração legal com severas penalidades”.

Notícias relacionadas