O Instituto Butantan divulgou nesta segunda-feira (10) que prevê iniciar em setembro a terceira fase de testes da nova vacina contra a dengue. Essa última etapa acaba de ser autorizada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
De acordo com o Butantan, 17 mil voluntários, com idades entre 2 e 59 anos, serão imunizados pelo período de um ano. O experimento será realizado em 15 centros espalhados pelo Brasil.
Haverá ainda um acompanhamento posterior dos participantes. A ideia dessa fase da pesquisa é provar se o sistema imunológico dos vacinados desenvolve anticorpos necessários para combater, em uma única dose, os quatro vírus causadores da doença.
Caso se confirme a proteção, será iniciada a solicitação de registro da vacina junto à Anvisa.
Até o momento, a fase II desse mesmo experimento contou com a participação de 300 voluntários. Seus resultados preliminares demonstraram perfis de segurança e imunológico adequados.
Autorizações
Para dar início dos ensaios clínicos ainda são necessárias a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).
O estudo com voluntários é feito em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH, em inglês), dos Estados Unidos, e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).