A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê a extinção da escala 6×1 (seis dias de trabalho e um de descanso) tomou as redes sociais no último fim de semana e alguns famosos se manifestaram sobre o tema. O texto é da autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) e propõe uma redução na jornada semanal.
A atriz Luana Piovani se manifestou a favor do projeto e da taxação de bilionários. Ela, que mora em Portugal desde 2019, publicou um vídeo nas redes sociais apontando que a medida representa uma “luta por melhoria para que todos nós possamos viver em paz”.
“O povo só pensa no seu próprio umbigo, gente. Eu estou querendo entender: por que todo mundo que é rico é de direita e não consegue ter empatia ou compaixão pelos seus semelhantes que não são ricos, milionários e bilionários?. Como é que pode? Não é possível que as pessoas não tenham consciência de classe”, afirmou.
O rapper Baco Exu do Blues interrompeu um show no último sábado (9), no Rio de Janeiro, para criticar a escala 6×1. “Querem manter uma escala de poder sobre as pessoas que não existe, uma escala maldosa, cruel. Quem já trabalhou escala 6×1 aqui sabe o que eu estou falando”, afirmou o artista.
O youtuber Felipe Neto também se manifestou a favor da PEC e criticou quem é contrário à redução da jornada. “Tem que ser um completo filho da p**a, desumano, desalmado, desgraçado pra ser contra o fim da escala 6×1 na jornada de trabalho. Tem que ser ruim, podre, maldito. Alguém sem educação de pai e mãe, sem Jesus no coração ou qualquer fé possível”, escreveu no X (ex-Twitter).
A funkeira Valesca Popozuda afirmou que a escala 6×1 “prejudica qualquer ser humano a ter uma vida com qualidade e saúde mental”, além de impedir que trabalhadores estudem e tenham momentos de lazer com familiares e amigos. Ela foi xingada por um usuário do X, que disse que a cantora nunca trabalhou, e detonou o autor do comentário: “Fui frentista. Sei mais que você”.
O ex-BBB e funkeiro MC Binn afirmou que já “sentiu na pele” como é trabalhar na escala 6×1 e se manifestou a favor do moviemetno pela redução da jornada. “Já trampei na 25 [de Março]. Saía às 06 da manhã e voltava 00:00. Dia de folga só servia pra dormir. Sei na pele como é” Tem que protestar mesmo, tem que lutar mesmo pelos direito, O povo tá certo”.
Apesar do apoio de diversos famosos à PEC, há outros que reclamam da redução da jornada de trabalho. O influenciador e herdeiro Léo Picon chamou a proposta de “ideia populista” e também criticou a taxação de grandes fortunas. “São apresentadas de uma forma que parecem ser maravilhosas, gerando pressão por parte da própria população que será prejudicada futuramente”, escreveu.