Uma família peruana que acreditava ter comprado um cachorro de estimação descobriu que, na verdade, adquiriu uma raposa após ataques a outros animais na vizinhança onde moram. Os Sotelos pagaram por cerca de 52 soles peruanos, aproximadamente R$ 72 pelo cão em uma pequena loja na capital Lima.
Inicialmente, a família pensou se tratar de uma husky de raça pura, que ganhou o nome de Run Run. Eles só descobriram que se tratava de uma raposa depois de receber reclamações de vizinhos.
A suspeita principal das autoridades é o que a raposa foi vendida por um traficante de animais silvestres, que os capturam filhotes e vendem em feiras ilegais. O problema é considerado muito recorrente no país.
Segundo a BBC News, a confusão ficou explícita quando o animal começou a perseguir galinhas, patos e até mesmo porquinhos-da-índia para se alimentar.
O animal já foi capturado por funcionários do Serviço Nacional de Florestas e Vida Selvagem do Peru. Conforme a descrição informada, se trata de uma raposa andina, com pernas finas, cauda espessa e orelhas proeminentes.