terça, 10 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Famasul pede atenção a produtores

Fonte: Decom/Famasul O controle das queimadas acontece mais cedo este ano em Mato Grosso do Sul. Em 2005 as queimadas controladas começaram em agosto. Neste ano, o órgão antecipou o…

Fonte: Decom/Famasul

O controle das queimadas acontece mais cedo este ano em Mato Grosso do Sul. Em 2005 as queimadas controladas começaram em agosto. Neste ano, o órgão antecipou o período de restrição para o dia 15 de julho, devido ao clima seco.

A previsão é de que haja escassez de chuva no período de inverno, o que acaba acarretando o ressecamento natural de vegetação e umidade propícia para que ocorram queimadas.

O consultor de meio ambiente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), engenheiro Josiel Quintino dos Santos, pede que produtores rurais fiquem atentos a regulamentação do período de queimadas para evitar acidentes e multas. Quintino chama a atenção para o valor das multas, caso haja desrespeito a determinação do Ibama. “A lei prevê multas de R$1 mil por hectare atingido. Caso matas ou florestas sejam atingidas, o proprietário pode responder ainda por crime ambiental”, ressaltou.

O coordenador do PrevFogo (Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), Márcio Yule, orienta que todos os produtores rurais devam ficar atentos para que, caso ocorra algum incidente o fogo possa ser controlado o mais rápido possível, evitando assim, maiores prejuízos. “Os produtores devem ficar atentos, para caso haja alguma queimada ela seja combatida rapidamente”, afirmou.

As licenças para queimadas controladas continuam sendo expedidas, mas com maior moderação. O coordenador aconselha ainda que os produtores do Estado estejam preparados para fatalidades com o material necessário para combater incêndios.

Notícias relacionadas