A falha ocorrida hoje (11) com a nave russa Soyuz poderá suspender voos com seres humanos para o espaço, de acordo com a avaliação do especialista Alessandro Gabrielli, da Agência Espacial Italiana (ASI).
Segundo ele, é normal que os voos sejam temporariamente suspensos até que as causas do incidente sejam apuradas. “Abre-se, agora, um problema de acesso ao espaço, especialmente de voos com seres humanos diretamente para a Estação Espacial. A Soyuz é o único veículo capaz de transportar humanos ao espaço”, comentou Gabrielli, em entrevista à ANSA. “É um período de transição e não sabemos se as missões humanas poderão ser feitas”, disse.
A Soyuz, que levava dois astronautas à Estação Espacial Internacional, teve de fazer um pouso de emergência nesta quinta-feira devido a uma falha nos foguetes de propulsão.
A Soyuz MS-10 tinha decolado da base de Baikonur, no Cazaquistão, para iniciar a missão “Expedition 58” quando sofreu a falha. Os astronautas Alexey Ovchinin, russo, e Nick Hague, americano, conseguiram se salvar. (ANSA)