Um relatório elaborado pela Ouvidoria da Prefeitura de Fernandópolis apontou que mais de 10% das ligações efetuadas para o FALA CIDADÃO em 2010, são de elogios e sugestões. Do total de 1.530 ligações efetuadas para o 0800 da Prefeitura, 109 foram de elogios e 56 de sugestões.
A secretaria mais elogiada é a Saúde, 34 munícipes fizeram elogios e 11 sugestões para diversas áreas, como a Casa de Apoio à Saúde da Mulher, Casa de Apoio “Amigos de Fernandópolis” em Barretos, atendimento nos postos de saúde, entre outros.
A Administração é a segunda a liderar o ranking com 33 elogios e 12 sugestões relacionadas à Câmara de Conciliação, Gabinete de Portas Abertas, entre outros. Em seguida vem o Serviços Públicos que recebeu nove elogios e 12 sugestões nas áreas de asfalto e recape, limpeza de áreas públicas, etc.
Os demais elogios e sugestões foram para as secretarias da Educação, Meio Ambiente, Fiscalização, Comunicação, Demutran, Esporte, Finanças e Procon.
A maior demanda de ligações para o FALA CIDADÃO ocorreu em dezembro, quando a Ouvidoria passou a receber solicitações para o recolhimento de galhos de árvores, após a poda. Foram recebidas 451 ligações neste mês.
O relatório também aponta a evolução do número de ligações para o FALA CIDADÃO, que triplicou em 2010. A Ouvidoria da Prefeitura foi criada em setembro de 2008 e recebeu apenas oito ligações durante os quatro meses do primeiro ano.
Em 2009, com a campanha de marketing elaborada pela Comunicação, o Ouvidoria passou a ter o nome popular de FALA CIDADÃO e fechou o ano com 489 ligações. Em 2010, o número de ligações triplicou e bateu recorde com o total de 1.530 chamadas.
“O FALA CIDADÃO é a maneira mais rápida da reclamação ou sugestão chegarem até o prefeito. A população entendeu isso e tem feito bom uso deste serviço. Todas as sugestões, indicações e reclamações são bem-vindas. É desta forma que vamos continuar transformando nossa cidade em um lugar ainda melhor para se viver”, destacou o prefeito Luiz Vilar.