Uma justa homenagem será prestada pela 39ª FACIP (Feira, Agrícola, Comercial, Industrial e Pecuária de Jales) aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Para isso, a Comissão Organizadora preparou para o dia 20, após a final do rodeio, uma grandiosa apresentação com o grupo Taiko jalesense e show com Joe Hirata.
Joe Hirata, iniciou sua carreira profissional em 1998 e já percorreu diversas estados do Brasil e províncias do Japão. Em 2003, participou da Festa de Peão de Barretos, e participou do CD “As melhores de Barretos”, com a música “Vai, Vai Peão”, com cantores renomados como Rio Negro e Solimões e Zezé di Camargo e Luciano.
O cantor também se destacou no programa Raul Gil, durante três meses, cantando desde músicas de Jessé a sertanejas, representando a comunidade nipo-brasileira com grande orgulho.
A comemoração do Centenário é fruto da parceria entre a Prefeitura e Câmara Municipal de Jales, com a Comissão Organizadora da Facip e a Associação Cultural e Esportiva Nipo Jalesense.
Taiko em Jales
Considerado o instrumento musical mais antigo e de origem remota na humanidade, o Taiko está espalhado por vários paises. Para os japoneses não há outro instrumento além do Taiko que cause tanta comoção.
O grupo de taiko de Jales – Todoroki, fundado em novembro de 2004, possui aproximadamente 60 integrantes e já participa de diversos campeonatos. Em junho, deste ano, tocará juntamente com 1000 taikoista uma música especial, no sambódromo do Anhembi em São Paulo, onde estará presente a Família Imperial Japonesa.
Foto: O grupo Taiko Jalesense durante apresentação