A Facip (Feira Agrícola Comercial, Industrial e Pecuária) de Jales acaba de ser cancelada pela Prefeitura após impasses entre o Executivo e o Legislativo.
O anúncio foi feito pro volta das 22h desta segunda-feira, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Jales que rejeitou o projeto que autorizava o uso do CNPJ de uma entidade para realização da festa.
Houve discussão e bate boca entre situação e oposição e a manifestação do público sobre o cancelamento da festa que aconteceria entre os dias 13 e 21 de abril.
Caberá a comissão organizadora presidida pelo vice-prefeito Pedro Callado, a devolução de recursos arrecadados com a venda de camarotes, mesas, permanentes, publicidade e outras fontes de renda.
Segundo a própria comissão, a Facip será transferida para a segunda quinzena do mês de setembro.
NA MÍDIA
Na semana passada o jornal A Tribuna publicou reportagem sobre os atos da prefeita Nice Mistilides que cancelou licitações que aconteceriam nos dia 5 e 8 de abril, visando a realização da Facip 2013. O cancelamento foi publicado na quinta-feira, no Diário Oficial do Estado.
Entre as quatro licitações abertas e, posteriormente, canceladas pela prefeita, constava a contratação de empresa “interessada em explorar, a título precário e oneroso, o bar e as barracas da área interna” da Facip. Na verdade, o objetivo da licitação era vender a concessão da exclusividade para a distribuição de bebidas no recinto da Facip, nesse caso, o valor mínimo a ser oferecido pelas empresas interessadas não poderia ser inferior a R$ 200 mil.
Antes da abertura da licitação, especulava-se que a venda da exclusividade para distribuição de bebidas no recinto de exposições, durante a realização da Facip 2013, já estaria acertada com uma empresa do Paraná, por R$ 200 mil. A empresa patrocinaria, ainda, um carro zero quilômetro para o primeiro prêmio do rodeio.